Seminaristas são instituídos nos ministérios de leitor e acólito

Autor Claudio Geraldo | Data 5 de dezembro de 2018

No último dia 23 de novembro, na matriz da Paróquia de São Judas Tadeu, do bairro Limoeiro, em Caratinga, aconteceu uma solene celebração eucarística na qual dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga, instituiu nos ministérios de leitor e acólito dez alunos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário.

Os seminaristas Bismarque Maciel, Douglas Ferreira, Fernando Lopes e Rodolfo Rodrigues, que terminaram o segundo ano de teologia receberam o ministério de leitor. Já os seminaristas Erasmo Gomes, Higor Luiz Arantes, José Geraldo da Silva, Malvino Pires, Renato Rodrigues e Sebastião Caetano, que concluíram o terceiro ano de teologia foram instituídos no ministério de acólito.

Além da comunidade paroquial do bairro Limoeiro, de Caratinga, centenas de fiéis, amigos e familiares, religiosos e presbíteros participaram da celebração.

Ministério de leitor

Leitor é um membro da Igreja Católica instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus, na assembleia litúrgica. E assim, tanto na Missa, como nos outros atos sagrados, é o responsável por proferir as leituras da Bíblia, exceto o Evangelho e, ainda, as lições da Liturgia das Horas. É-lhe conferida a missão especial, dentro do povo de Deus, de instruir na fé crianças e adultos, para receberem dignamente os sacramentos.

Ministério de acólito

O ministério de acólito faz parte do processo vocacional dos candidatos ao presbiterado e é recebido após o ministério de leitor, que os seminaristas receberam em 28 de novembro de 2017. Como acólitos instituídos, os seminaristas têm como primeira função a de ajudar os padres e diáconos no serviço do altar, além disso, passam a atuar como ministros extraordinários da comunhão eucarística.