Seminarista Adriano receberá ministério de acólito em agosto

Autor Claudio Geraldo | Data 24 de junho de 2018

Está marcada para o dia 26 de agosto deste ano a instituição do ministério de acólito para o seminarista Adriano da Silva Barros, aluno do quarto ano de teologia do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, de Caratinga.

O Seminarista, que é natural da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Martins Soares, foi acolhido no Seminário Diocesano de Caratinga no último ano, após um longo processo de discernimento vocacional realizado junto à Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento.

O ministério de acólito faz parte do processo vocacional dos candidatos ao presbiterado e é recebido após o ministério de leitor, que Adriano recebeu em 2015, ainda nos Missionários Sacramentinos. Como acólitos instituídos, os seminaristas têm como primeira função a de ajudar os padres e diáconos no serviço do altar, além disso, passam a atuar como ministros extraordinários da comunhão eucarística.

Veja abaixo uma breve cronologia da caminhada vocacional do seminarista Adriano:

1983: Nasce Adriano da Silva Barros, aos 14 de novembro, filho de José Antônio de Barros Filhos e Mirani da Silva Barros, sendo o quarto dos seis filhos do casal.

2008: Inicia a etapa do aspirantado na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, em Manhumirim.

2010: Inicia a etapa do postulantado, em Belo Horizonte, cursando Filosofia no Instituto São Tomás de Aquino.

2013: Realiza a experiência do noviciado na cidade de Matozinhos, MG.

2014: Enviado para o estágio pastoral na paróquia Santo Anastácio em Tamboril, Diocese de Crateús-CE.

2015: Retorna a Belo Horizonte para cursar teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É admitido ao Ministério de Leitor por dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo auxiliar de BH.

2018: Transfere-se para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, de Caratinga, para cursar o 4º ano de teologia. Realiza seu estágio pastoral na Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro Limoeiro, em Caratinga, sob a orientação do vigário geral, padre José Carlos de Oliveira.

Abaixo, o relato vocacional escrito pelo seminarista Adriano:

Breve explanação do meu processo vocacional

Meu nome é Adriano da Silva Barros, nasci no dia 14 de novembro de 1983. Sou natural da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens – Martins Soares – MG. Meus pais: José Antônio de Barros Filhos e Mirani da Silva Barros. Tenho 6 irmãos, no qual, ocupo o 4º lugar entre eles.

Antes de ser acolhido aqui em nossa diocese de Caratinga, fiz uma caminhada vocacional com os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora.

Desde jovem senti o desejo de disponibilizar minha vida ao Reino de Deus. Em 2008 tomei a firme decisão de entrar para o seminário, e naquele momento escolhi a vida religiosa iluminada pelo carisma da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora.

Na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora passei pelas fases formativas do aspirantado (anos de 2008 e 2009) na cidade de Manhumirim-MG, postulantado  (anos de 2010 a 2012) em Belo Horizonte cursando filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino. No ano de 2013 fiz a experiência do noviciado na cidade de Matozinhos – MG. E em 2014, fui enviado para o estágio pastoral na paróquia Santo Anastácio em Tamboril, Diocese de Crateús-CE.

No ano de 2015 fui transferido para Belo Horizonte para cursar teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Em dezembro de 2015 fui admitido ao Ministério do Leitorato na paróquia São Bernardo em Belo Horizonte, em uma celebração presidida por Dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo auxiliar da arquidiocese.

Atualmente sou seminarista da nossa diocese e estou cursando o 4º ano de teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário – Caratinga. Aos finais de semana ajudo nos trabalhos pastorais na paróquia São Judas Tadeu – Limoeiro.