Seminarista Adriano recebe ministério de acólito

Autor Claudio Geraldo | Data 28 de agosto de 2018

O bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, instituiu no ministério de acólito o seminarista Adriano da Silva Barros. A instituição aconteceu durante a celebração eucarística, presidida pelo bispo na Paróquia de São Judas Tadeu, bairro Limoeiro, em Caratinga, no último domingo, 26 de agosto.

O Seminarista, que é natural da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Martins Soares, foi acolhido no Seminário Diocesano de Caratinga no último ano, após um longo processo de discernimento vocacional realizado junto à Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento.

Além dos fiéis da paróquia de São Judas, estavam presentes os familiares do seminarista Adriano, assim como fiéis da paróquia de origem Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Martins Soares, de onde é natural. A celebração contou ainda com a presença de padres, seminaristas do Seminário Diocesano e das Irmãs Gracianas.

O ministério de acólito faz parte do processo vocacional dos candidatos ao presbiterado e é recebido após o ministério de leitor, que Adriano recebeu em 2015, ainda nos Missionários Sacramentinos. Como o próprio seminarista relata, dentro do processo formativo em preparação para a ordenação presbiteral, o candidato é instituído pelo bispo diocesano ao Ministério do acolitado.

“O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão aos fiéis e levá-la aos enfermos. Pode ainda ser-lhe mandado, em circunstâncias extraordinárias, que exponha publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e depois o reponha; não pode, porém, dar a bênção ao povo”, explicou.

Adriano lembra que o acólito precisa procurar conhecer o que diz respeito ao culto divino e compreender o seu significado íntimo e espiritual, de modo que, em cada dia, se ofereça a si próprio totalmente a Deus e, por sua atitude grave e respeitosa, seja para todos exemplo no templo sagrado, amando sinceramente o corpo místico de Cristo ou povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes.

A cerimônia de instituição de aconteceu durante a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano da Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, na Paróquia São Judas Tadeu, em Caratinga. Além dos fiéis daquela paróquia, estavam presentes os meus familiares, pessoas que vieram da minha paróquia de origem Nossa Senhora Mãe dos Homens de Martins Soares, e de outras paróquias da diocese. A celebração contou com a presença de padres, seminaristas do SDNSR e as Irmãs Gracianas.

Mais fotos na página da Paróquia São Judas Tadeu, no Facebook. Clique aqui.

Veja abaixo uma breve cronologia da caminhada vocacional do seminarista Adriano:

1983: Nasce Adriano da Silva Barros, aos 14 de novembro, filho de José Antônio de Barros Filhos e Mirani da Silva Barros, sendo o quarto dos seis filhos do casal.

2008: Inicia a etapa do aspirantado na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, em Manhumirim.

2010: Inicia a etapa do postulantado, em Belo Horizonte, cursando Filosofia no Instituto São Tomás de Aquino.

2013: Realiza a experiência do noviciado na cidade de Matozinhos, MG.

2014: Enviado para o estágio pastoral na paróquia Santo Anastácio em Tamboril, Diocese de Crateús-CE.

2015: Retorna a Belo Horizonte para cursar teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É admitido ao Ministério de Leitor por dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo auxiliar de BH.

2018: Transfere-se para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, de Caratinga, para cursar o 4º ano de teologia. Realiza seu estágio pastoral na Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro Limoeiro, em Caratinga, sob a orientação do vigário geral, padre José Carlos de Oliveira, onde recebeu em 26 de agosto o ministério de acólito.