Seminário Diocesano sedia o 6º Formise da Província

Autor Redacao | Data 4 de março de 2020

Aconteceu entre dias 28 de fevereiro e 1° de março a VI Formação Missionária de Seminaristas (Formise) da Província Eclesiástica de Mariana. O Evento foi sediado pela diocese de Caratinga e aconteceu no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário. A formação contou com a participação de 04 seminaristas da arquidiocese de Mariana, 04 seminaristas da diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, 04 seminaristas da diocese de Governador Valadares, e também com todos os seminaristas (29) da diocese de Caratinga (Propedêutico, Filosofia e Teologia). Contou ainda com a participação do seminarista Joaquim da diocese de Araçuaí que compõe o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do seminário diocesano.

.

O evento foi assessorado pelo Frei Dr. Oton da Silva Araújo Junior, OFM, que ajudou os seminaristas a refletirem sobre a missionariedade na vida do cristão. O encontro teve como tema “Missão da Igreja: dom e compromisso” e como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), em consonância com a Campanha da Fraternidade 2020.

.

A abertura do encontro aconteceu na noite de sexta-feira, 28 de fevereiro, com a celebração eucarística presidida pelo reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, padre José do Carmo Vieira. Já na noite do sábado, a missa foi presidida pelo vigário geral da diocese, padre José Carlos de Oliveira.

.

De acordo com o seminarista Reginaldo Fernandes, o encontro foi conduzido com bastante dinamicidade pelo assessor, contando com dinâmicas de grupo para uma maior interação entre as dioceses da província. “A troca de experiências foi uma oportunidade para o crescimento formativo dos seminaristas”, explicou. Segundo o seminarista, a formação contou ainda com o testemunho missionário da irmã Maria das Graças de Souza sobre sua estada em Rondônia, território de missão das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças (Gracianas); e do seminarista Victor Emanuel sobre a experiência missionária de 08 seminaristas de Caratinga na diocese de Almenara em dezembro de 2019.

.

A formação foi encerrada no domingo, dia 1°, com a missa solene em comemoração ao 62° aniversário do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário. A celebração de encerramento foi presidida pelo nosso bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada pelo reitor do Seminário Diocesano de Caratinga e também pelo padre Joaquim Calais, reitor do seminário Propedêutico São José, e monsenhor Raul Motta, diretor do arquivo diocesano.

.

Ainda conforme o seminarista Reginaldo, a realização do encontro permitiu aos seminaristas entender que a missão não está somente além das fronteiras territoriais, mas ela começa no dia do batismo e deve fazer parte da vida cristã todos os dias e em todos os lugares. “À inspiração de Cristo, missionário do Pai por excelência, somos convidados a fazer da nossa vida uma doação permanente ao Reino de Deus. Como a vela se consome sobre o altar para gerar luz, assim deve ser a vida do cristão, ser consumida para gerar vida nas outras pessoas”, disse.