Seminário Diocesano realiza Encontro Anual de Famílias

Autor Claudio Geraldo | Data 18 de junho de 2019

Nos dias 15 e 16 de junho, o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário promoveu o Encontro Anual de Famílias. Conforme a tradição da casa, o Encontro, que acontece anualmente, reúne em anos pares familiares dos estudantes de teologia e, em anos ímpares, familiares dos estudantes de filosofia.

Neste ano, com presença de mais de 60 convidados, o encontro dos estudantes de filosofia e seus familiares teve como tema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, extraído da profecia de Josué, capítulo 24, versículo 15b.

Conforme relatou o seminarista Lucas Venâncio, do 2º ano de filosofia, o encontro iniciou-se no sábado, 15, com o almoço e, desde os primeiros momentos, estava explicita no semblante dos familiares a alegria de compartilhar o fim de semana com os seminaristas. Após o almoço aconteceu um momento livre de convivência, sendo este também uma oportunidade para que os participantes conhecessem o espaço do seminário e a rotina da casa.

Ainda no sábado, os participantes acompanharam uma palestra ministrada pelo padre Daniel de Souza Fialho, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Caratinga, proporcionando uma reflexão sobre a importância da família na caminhada vocacional, sendo também um lugar de servir ao Senhor. “Após a palestra os participantes se dirigiram a capela, onde ocorreu a Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento. Para terminar o dia uma festa junina foi realizada na quadra do seminário, tendo direito a danças, quadrilhas, comidas típicas, ambiente favorável e musica ao vivo com o cantor Betho Costa”, relatou Lucas Venâncio.

Já no domingo, pela manhã, aconteceu um momento orante e uma dinâmica conduzida pelo seminarista Ricardo Pereira, do 1° ano de filosofia. “O mesmo levou os familiares a interrogar-se sobre como está a vida”, contou Lucas.

O reitor do Seminário, padre José do Carmo Vieira, presidiu a eucaristia no encerramento do encontro, contando com a concelebração de monsenhor Raul Motta de Oliveira. Durante a homilia, o reitor destacou o importante papel da família, sendo uma sementeira, um lar primeiro da vocação.

“Foi um momento extremamente especial, ver no semblante dos familiares a alegria de estar conosco e conhecer um pouco de nossa rotina, de nossa caminhada, compartilhando nossas motivações”, avaliou o seminarista Victor Emanuel, do 1º ano de filosofia.