Seminário diocesano prepara 16ª Semana Temática Filosófica

Autor Claudio Geraldo | Data 10 de setembro de 2018



Com o tema “Em busca de um sentido antropológico”, o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, de Caratinga, promoverá a 16ª Semana Temática, neste ano com enfoque filosófico. O evento acontecerá entre os dias 1º e 5 de outubro e contará com a presença de palestrantes convidados que discorrerão sobre assuntos relativos ao tema.

 

A 16ª Semana Temática acontece tradicionalmente na semana em que a comunidade do Seminário se prepara para a celebração de sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário, que será comemorado no dia 5, com celebração eucarística às 10h da manhã.

 

 

O seminarista Evandro Pádua lembra que realizar uma experiência de vida pós-niilismo é uma tarefa difícil. “O homem, diante de uma vida inautêntica, não consegue, sozinho, sustentar todo seu desenvolvimento. O sujeito é um ser finito e depois de perdido o referencial transcendente, absolutiza os objetos, as pessoas, o status, o poder, enfim, algo imanente”, afirma.

 

Contudo, Evandro afirma que o ser humano clama por um sentido antropológico, ou seja, um fundamento de vida. “No horizonte da existência a essência do homem nunca será tida como anacrônica, arcaica ou desnecessária. Dessa forma, refletiremos alguns temas polêmicos e necessários para o sujeito na contemporaneidade. Destarte, é urgente uma reflexão filosófica como possibilidade de engajamento para uma vida autêntica”, finaliza.

 

Interessados em participar da 16ª Semana Temática poderão se inscrever pelo site do Seminário Diocesano, clicando em www.seminariocaratinga.com.br.

 

Confira a programação abaixo.

Mitra Diocesana de CaratingaPraça Cesário Alvim, 156Caratinga - MG35.300-000 - (33) 3321-4600