Seminário Diocesano celebra seus 60 anos de criação

Autor Claudio Geraldo | Data 2 de março de 2018

O Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, de Caratinga, celebrou seus 60 anos de criação. A comemoração foi antecedida por um tríduo preparatório, com a presença de residentes e convidados, e coroada com uma grande celebração na manhã desta quinta-feira, 1º de março.

A celebração eucarística, que aconteceu às 10h30min, foi presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada por dom Marcello Romano, bispo diocesano de Araçuaí e ex-aluno do Seminário, por dom Antônio Carlos Félix, bispo diocesano de Governador Valadares, e contou ainda com a presença de Dom José Gonçalves Heleno, bispo Emérito de Governador Valadares. Participaram ainda os diáconos Samuel Garcia e Josimar Franco e diversos padres diocesanos e religiosos dos cleros de Caratinga e de dioceses ligadas ao Seminário.

Durante a homilia, dom Emanuel destacou a importância de um Seminário dentro de uma diocese, afirmando que nele são formados os servidores da Igreja e do povo de Deus, os verdadeiros pastores e servos.

Ao fim da celebração, o diretor do arquivo diocesano, monsenhor Raul Motta de Oliveira falou sobre a história do Seminário, relatando com detalhes os momentos mais significativos destas seis décadas de existência. Na oportunidade, ainda foi exibido um vídeo produzido para o momento, que conta a trajetória da “Sementeira da diocese”.

A comemoração contou também com a presença de religiosas gracianas e concepcionistas e com grande presença de leigos. O atual reitor, padre José do Carmo Vieira, manifestou a gratidão a todos que se empenharam na organização da comemoração e aos visitantes pela presença.

Conheça mais sobre o Seminário Diocesano, clicando aqui.