SEMANA TEMÁTICA TEOLÓGICA – Acompanhe as notícias

Autor Redacao | Data 1 de outubro de 2019



ENCERRAMENTO DA SEMANA TEMÁTICA 2019

 

Na manhã do dia 04 de outubro aconteceu o encerramento da XVII Semana Temática – Teológica do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga.

 

 

Ás 08 horas aconteceu uma belíssima homenagem realizada pelas leigas Ana Maria Pereira Scarabelli e Luma Moraes da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Caratinga. Juntamente com um pequeno de seminaristas retrataram os 7 dons do Espírito Santo e um poema de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) sobre o mesmo Espírito.

 

 

Em seguida foi refletido sobre a proposta: “O Espírito Santo no diálogo ecumênico e inter-religioso” com o Professor Dr. Fabrício Veliq Barbosa (Mestre e Doutor em Teologia pela FAJE-BH, e graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na FAJE com o tema “Teologia do dialogo inter-religioso enquanto Teologia Política”, e membro do grupo de pesquisa Fundamental and Political Theology em KU Leuven e dos grupos de pesquisas: “Estudo de Cristologia” e “Diversidade afetivo-sexual e teologia” da FAJE-BH. Suas pesquisas atuais se concentram na área de Teologia Fundamental e Sistemática, abordando a relação entre Pneumatologia e Diálogo inter-religioso, bem como na área de Filosofia Política, no estudo da relação entre Religião e Política).

 

 

Dentro da conferencia, o professor trabalhou a questão do diálogo que deve existir entre as religiões, frisando em temas importantes como intolerância religiosa, empatia, respeito, tolerância, ecumenismo, entre outros. Após a palestra foi servido um coquetel a todos os participantes.

 

 

Ás 11 horas foi celebrado solenemente a Missa de encerramento da Semana Temática. Presidiu a Eucaristia o bispo diocesano: Dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebraram: Pe. Adair Freitas (Pároco de Vilanova e Diretor Espiritual da Filosofia do Seminário Diocesano), Pe. Joaquim Calais (Pároco de Ubaporanga e Reitor do Propedêutico), Pe. Marcondes Santos (Pároco de Durandé), Pe. Ademilson Quirino (Clero de Caratinga – Cursando Doutorado), Pe. José do Carmo (Reitor do Seminário Diocesano), Pe. Ronaldo Patrício (Pároco de São Sebastião do Anta), Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário), Pe. David Gonçalves (Ecônomo do Seminário Diocesano), Pe. Raimundo Rafael (Pároco de Entre Folhas) e o Diácono Leonardo Augusto (Cúria Diocesana e Sta. Cruz – Caratinga).

 

 

Ao fim da Missa (Memória de São Francisco de Assis), o reitor fez o pronunciamento final da Semana Temática, destacando o sentimento de gratidão ao 4º ano pela organização do evento, e a toda a comunidade pelo envolvimento. Na ocasião relembrou que a tradicional semana é intercalada em ano filosofia e o outro teologia, sendo assim em 2020 acontecerá, se Deus permitir, a XVIII Semana Temática – Filosófica.

 

 

Ao fim foi servido o almoço a todos os presentes.

 

 

Deixamos registrada a gratidão a todos que, de uma maneira ou outra, contribui na realização dessa semana. Que a Virgem do Rosário interceda a seu filho por todos.

 

 

4° NOITE DA SEMANA TEMÁTICA 2019

Aconteceu na quinta-feira, 03 de outubro, o quarto e penúltimo dia da XVII Semana Temática – Teológica do Seminário Diocesano de Caratinga, relembramos que a temática proposta para esse ano é: “Espírito Santo, vida e alma da Igreja” e o momento é organizado pela turma do 4º ano de teologia.

 

Ás 17 horas foi celebrado a Santa Missa, com presidência do bispo diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebração dos padres: José do Carmo (Reitor do Seminário Diocesano), David Gonçalves (Ecônomo do Seminário Diocesano) e Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário).

 

Dentro da celebração o nosso pastor diocesano destacou a vida dos mártires André, Ambrósio e seus companheiros, bem como a missão desempenhada por eles no Nordeste, onde derramaram o sangue por Cristo. Dom Emanuel também frisou a simplicidade do missionário que não deve levar muitas coisas, mas confiar na providência divina.

 

Ás 19 horas foi feito a oração do Terço Mariano e em seguida uma belíssima apresentação homenageando o Espírito Santo com os catequistas e catequizandos da comunidade matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Caratinga.

 

Após esses momentos iniciais foi realizada a quarta conferência da semana, abordando o tema: Os movimentos e a espiritualidade pentecostal, sendo assessorada pelo Pe. Me. Douglas Pinheiro Lima (Pós-graduado em Doutrina Social da Igreja pela Faculdade Dehoniana de Taubaté e mestrando em Teologia, com ênfase em pneumatologia. É pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção na Diocese de Osasco e assessor diocesano da Pastoral dos Surdos e intérprete de LIBRAS, conselheiro do Conselho municipal anti-drogas de Vargem Grande Paulista e representante diocesano junto aos movimentos ecumênicos ENCRITUS – Encontro de Cristão em busca de unidade e santidade – e do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. É professor na cadeira de ecumenismo da Universidade Salesiana de São Paulo, pesquisador na área de Teologia do Espírito e auxilia na formação dos futuros presbíteros no Seminário Diocesano ensinando LIBRAS e Teologia Dogmática).

 

Dentro de sua palestra o padre fez uma linha do tempo traçando os movimentos pentecostais e situando a maneira de serem vistos em seus respectivos séculos. O professor fez ainda referencia a história da Renovação Carismática de maneira global e da Renovação Carismática enquanto movimento católico (RCC).

 

Ao fim foram servidos alguns aperitivos a todos os presentes.

3° NOITE DA SEMANA TEMÁTICA 2019

Na quarta-feira, 02 de outubro, aconteceu o terceiro dia da XVII Semana Temática – Teológica do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga. A semana que esse ano aborda a proposta: “Espírito Santo, vida e alma da Igreja”.

 

Às 17h foi celebrada a Eucarístia em ação de graças, sendo presidida pelo Pe. José Geraldo de Gouveia (Pároco de Santa Rita de Minas); concelebraram: Pe. José do Carmo (Reitor do Seminário Diocesano), Pe. David Gonçalves (Ecônomo do Seminário) e Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário).
Dentro da homilia o presidente da celebração destacou a função de mensageiros dos anjos e relembrou que nós, enquanto cristãos, também devemos transmitir boa nova aos irmãos e irmãs.
Às 19h aconteceu uma homenagem ao Espírito Santo com um grupo de leigos da Paróquia Santo Estêvão de Iapu.
Em seguida foi realizada a conferência da 3° noite com o tema “Pneumatologia Latino-Americana” com o Frei Dr. Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM (Frade franciscano da Ordem dos frades Menores conventuais e Ministro ordenado. É mestre e doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-RJ, com aprofundamento na pneumatologia latino-americana, e membro do MIREFALC – Ministério de Reflexão dos Conventuais da América Latina. Leciona teologia sistemática no Instituto Teológico Santo Antônio, vinculado ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES-JF e na PUC-MG).
Dentro da elucidação o autor citou diversas obras e autores que trabalham a questão da pneumatologia latino-americana no contexto histórico: “Não extingais o Espírito” de Victor Codina, bem como alguns textos de Karl Rahner (Mestre Rahner).
Após a palestra e a abordagem, bem como o momento de perguntas foi servido um coquetel a todos os presentes e reforçado o convite para os demais dias.

 

SEGUNDA NOITE DE REFLEXÕES TEM MISSA DE SANTA TERESINHA E PALESTRA COM O TEMA “ESPÍRITO SANTO: VIDA DA IGREJA”

 

Dando sequência a programação da XVII Semana Temática – Teológica do Seminário Diocesano de Caratinga, aconteceu na terça-feira 01 de outubro o segundo dia de atividades nessa semana também dedicada a padroeira da respectiva casa formativa: Nossa Senhora do Rosário.

 

À s 17h foi celebrado a Santa Missa (Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus), presidida por Frei Manoel Ferreira, OCD (Conventual do Noviciado Carmelita em Piedade de Caratinga-MG), concelebrada por Pe. David Gonçalves (Ecônomo do Seminário Diocesano), Pe. Elias Fernandes Pinto (Clero de Caratinga – Cursando Mestrado em Belo Horizonte), Pe. José do Carmo (Reitor do Seminário Diocesano) e Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário).

 

Durante a homilia, o carmelita destacou a vida e ardor da santa do dia que nos aponta a um caminho de intimidade com Cristo, tendo a consciência de que temos unicamente hoje para o amarmos. Frei Manoel também frisou que o cristão deve ser transmissor de alegria em meio ao cenário de uma sociedade turbulenta. Foi também lembrado que nesse mês de outubro a Igreja celebra o Mês Missionário Extraordinário.

 

No fim da missa foi dado a bênção das rosas, uma vez que Santa Teresinha prometeu mandar uma chuva de rosas – graças de amor sobre a Terra. No fim ainda se deu a bênção com a relíquia, invocando a sua proteção sobre todos.

 

Às 19:00 uma belíssima homenagem a Santa Teresinha foi realizada por um grupo de crianças, mergulhando os participantes na mística dessa Doutora da Igreja.

 

Em seguida aconteceu a segunda conferência da semana, tendo como tema: “Espírito Santo, vida da Igreja” , sendo ministrada pelo Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa. O conferencista da noite é Mestre e Doutor em Filosofia pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, atualmente leciona a disciplina de Teologia Sistemática nos Seminário Diocesano de Caratinga e no Seminário São José de Mariana. É pároco da Paróquia São Gonçalo do Amarante em Catas Altas da Noruega-MG, e Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, por nomeação de Dom Airton José dos Santos.

 

Dentro da abordagem do tema, Monsenhor Luiz Antônio destacou a relação existente entre Espírito Santo e Igreja, através do Catecismo da Igreja Católica – CIC. Também frisou na proposta do Espírito Santo, alma da Igreja e a nossa função de Instrumentos do mesmo Espírito; e pôr fim a reflexão sobre as nossas atitudes (o que isso nos leva a fazer?), onde o conferencista mostrou importantes fatos sobre o Servo de Deus, Pe. Júlio Maria Lombaerde, importante nome da Diocese de Caratinga e destacou equilíbrio que deve existir na Igreja.

 

Após esse enriquecedor momento de formação foi servido alguns aperitivos aos presentes e renovado o convite para os dias seguintes.

INICIADA A XVII SEMANA TEMÁTICA TEOLÓGICA DO SEMINÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Na segunda-feira (30), iniciou-se no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário em Caratinga a XVII Semana Temática – Teológica, organizada pelos seminaristas do 4° ano de teologia, e tendo como tema central: “Espirito Santo, vida e alma da Igreja”.

 

A primeira atividade do dia foi a santa missa às 17:00, presidida pelo Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebrada por Pe. José do Carmo Vieira (Reitor do Seminário Diocesano), Pe. David Gonçalves (Ecônomo do Seminário Diocesano), Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário), Pe. Paulo Roberto (Conferencista da noite) e Pe. Joaquim Calais (Reitor do Propedêutico de Ubaporanga).

 

Durante esse momento de ação de graças foi celebrado a memória de São Jerônimo, bem como o último dia do mês da bíblia.

 

Às 19:00 aconteceu o momento de palestra e reflexão, antes, porém, fez-se a abertura da Semana Temática com a composição da mesa e fala de algumas autoridades eclesiais: Pe. José do Carmo (Reitor) que frisou a alegria da comunidade do Seminário em acolher todos para esse tradicional evento e declarou oficialmente aberta a semana temática. Em seguida Dom Emanuel em breves palavras destacou a importância do tema e parabenizou os envolvidos pela escolha.

 

Após a abertura foi ministrada a conferência: “A pessoa do Espírito Santo”, sendo assessorada pelo Pe. Dr. Paulo Roberto Gomes (Bacharelado e Licenciado em Filosofia pela PUC-BH, Especializado em Ciência da Religião pela UFJF e em Teologia Bíblica pelo Centro Bíblico Verbo, graduado e mestrado em teologia pela FAJE-BH e doutorado pela PUC-RJ, atualmente é pároco da Paróquia Santa Cruz em Muriaé e professor de teologia no CES-JF).

 

Na abordagem do tema, o conferencista dentro da proposta: Pessoa do Espírito Santo trabalhou duas categorias: memória e profecia. Também mostrou o espírito no antigo e novo testamento e mostrou que o espírito santo é transmissor de alegria, e essa alegria deve ser transmitida por nós aos irmãos e irmãs. Sem dúvida foi um momento enriquecedor.

 

No encerramento foi servido um coquetel a todos os presentes.

 

Confira a programação, clicando aqui.

Mitra Diocesana de CaratingaPraça Cesário Alvim, 156Caratinga - MG35.300-000 - (33) 3321-4600