Portal da Diocese de Caratinga - Pela Graça do Batismo os leigos e leigas cristãos tem a missão de testemunhar a fé

Pela Graça do Batismo os leigos e leigas cristãos tem a missão de testemunhar a fé

Autor Claudio Geraldo | Data 31 de julho de 2018



O bispo de Caçador (PR), dom Severino Clasen, presidente da Comissão do Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em pleno Ano Nacional do Laicato celebrado pela Igreja no Brasil até a Festa de Cristo Rei, celebrada em 25 de novembro deste ano, fala ao Portal da CNBB sobre a vocação dos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Segundo o religioso, os leigos são chamados a viver os sentimentos de Cristo, que pela sua misericórdia ensina a ser irmão.

 

“Eles têm a missão de testemunhar a fé no seu ambiente de vida comum, ou seja, na família, no trabalho, no estudo, na comunicação, na política, em todo o lugar”, disse e são chamados a atuar nas pastorais, movimentos, liturgia e catequese, entre outros, e a participar dos grupos de reflexão, estudos bíblicos, formação cristã para poder ser sal na terra e luz no mundo.

 

A presença e atuação dos cristãos leigos e leigas na Igreja é uma chave de ouro que enriquece a vida eclesial no seguimento do Mestre de Nazaré defende o bispo. Para ele, os leigos são fermento na massa, ramos ligados ao tronco, que revitalizam as relações fraternas na Igreja, na família e na sociedade. “Os leigos e leigas são chamados a experimentar, no seu dia a dia a amizade com Jesus Cristo que caminha conosco e nos ajuda a sermos solidários, amigos e fraternos”, aponta.

 

O bispo de Caçador, também presidente da Comissão Especial do Ano do Laicato, chama a atenção para o fato de que a metade do Ano Nacional do Laicato já tenha se passado mas que tem outra parte ainda. Segundo ele, para os próximos meses, muitas dioceses continuam oferecendo semanas de estudos sobre a teologia do laicato, congressos, romarias, etc.

 

A expectativa, segundo dom Severino, é celebrar muito bem o Dia do Leigo, que é a festa de Cristo Rei em novembro. O religioso lembra aos cristãos que as igrejas particulares estão se organizando para participar, em Aparecida do Norte (SP), no dia 25 de novembro deste ano, da Romaria do Ano do Laicato. Na mesma ocasião, acontecerá a 9ª Assembleia dos Organismos do Povo de Deus, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Mitra Diocesana de CaratingaPraça Cesário Alvim, 156Caratinga - MG35.300-000 - (33) 3321-4600