Paróquias de Santo Antônio celebram padroeiro

Autor Redacao | Data 17 de junho de 2020

No último sábado, 13 de junho, as Paróquias dedicadas a Santo Antônio de Pádua, em Ipanema e no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, realizaram os festejos em honra ao padroeiro.

Seguindo as recomendações de distanciamento social propostas pelas autoridades de saúde e decretadas pelo bispo diocesano, as comemorações contaram com missas com reduzido número de participantes e carreatas.

Em Ipanema, desde o dia 4 de junho os fiéis acompanharam pelas redes sociais as celebrações da novena em preparação para a festividade de Santo Antônio. As celebrações, em sua maioria, contaram com a presidência do pároco, padre Ely da Terra Cristo, e com as presenças dos padres convidados, Dione Leandro, Agnel Martins e Wagner Augusto, párocos das paróquias de Conceição de Ipanema, Pocrane e Lajinha, respectivamente, todas vizinhas da paróquia de Ipanema.

No dia 13, a celebração eucarística, com o rito festivo aconteceu às 17h, sendo realizada uma bênção dos pães. Após a bênção, houve um desfile com a imagem de Santo Antônio, em carro aberto. O diácono Malvino Neto, que exerce o ministério diaconal na paróquia, destacou que ao longo da semana os fiéis foram recomendados a preparar os pães em casa para receber a bênção durante o trajeto da imagem pelas ruas.

Já em Santo Antônio do Manhuaçu, como relatou o pároco, padre Raniel Carlos de Freitas, houve um tríduo preparatório, a partir um roteiro de celebrações nas famílias. No dia 13, após celebrar a eucaristia na Matriz de Santo Antônio com uma representação dos fiéis da paróquia, o pároco realizou um “passeio com Santo Antônio”, como ele mesmo intitulou. As famílias das comunidades de Tabajara, São Tomé, São João do Jacutinga, Patrocínio e Suísso, além da sede da paróquia, prepararam as portas das casas para homenagear Santo Antônio.