Paróquia de Santo Antônio do Manhuaçu realiza Festa das Comunidades

Autor Claudio Geraldo | Data 13 de junho de 2018

A Paróquia de Santo Antônio de Pádua, de Santo Antônio do Manhuaçu, realizou no último domingo, dia 10 de junho, a 1ª Festa das Comunidades, idealizada pelo pároco, padre Edmilson Sebastião, e abraçada pelas lideranças das mais de trinta comunidades da paróquia. O evento faz parte das comemorações pela festividade do padroeiro.

O encontro reuniu centenas de fiéis na Praça da Matriz, onde aconteceu a celebração eucarística presidida pelo pároco e concelebrada pelo ecônomo do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, padre David José Gonçalves. Os seminaristas Roberto Pereira e Bismarque, que estagiam na paróquia, acompanharam o momento.

Abaixo, publicamos na íntegra, o relato enviado pelo seminarista Roberto.

FESTA DAS COMUNIDADES

Paróquia Santo Antônio de Pádua

Distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, Caratinga – MG

A graça de Deus acontece no meio de nós cotidianamente. Contudo, esta graça se estabelece quando as comunidades ACREDITAM que somos uma só Igreja. Foi nesta alegria de ser Igreja, que no dia 10 junho de 2018, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, aconteceu o ENCONTRO DAS COMUNIDADES e ao mesmo tempo a Festa em Louvor a Santo Antônio, cujo patrocínio paroquial é dele. A Festa deu-se início a partir das 15h00, momento em que as comunidades começaram a chegar.

Às 17h00 tivemos a Celebração Eucarística, presidida por padre Edimilson Martins, concelebrada pelo Padre Davi, vice-reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário – Caratinga-MG. A presença do padre Davi teve também o intuito de agradecer as comunidades pelas campanhas que fazem em prol das vocações – foi um momento de gratidão.

Quanta alegria pôde ser notada no rosto de cada uma das pessoas ali presentes. Não temos dúvidas de que a resposta em prol da UNIDADE PAROQUIAL foi ratificada com este grande momento. Todos, de uma forma ou de outra,  curvaram-se a entender na vivência,  a certeza de que “Somos Comunidades de Comunidades”. Somos FILHOS amados de um mesmo Pai: acreditamos e professamos à fé no mesmo Salvador sob a orientação do mesmo Espírito, este  Espírito que gera vida no coração dos que amam.  O padre Edimilson Martins, na homília e no agradecimento final enalteceu a importância da Unidade entre irmãos e falou ainda da alegria de poder contar com os LEIGOS E LEIGAS que fazem com que o Evangelho de Jesus Cristo continue chegando no coração de muitos.

A Festa das Comunidades teve como intenção primeira estabelecer a grande graça da UNIDADE e acima de tudo, alimentar no coração de todos o Espírito de Pertença, ou seja, estamos em comunidades diferentes, mas unidos na mesma árvore evangelizadora. Vale ressaltar, que a Paróquia Santo Antônio não mediu esforços para que todos se sentissem em casa. Para tal alegria, foi pensado num momento social que começou após a Celebração Eucarística e foi até às 22h, com direito a baile e uma diversidade gastronômica: saboreamos canjiquinha, caldo de feijão, bobó de frango, arroz, feijão tropeiro, cachorro quente e canjicão -  tudo com muita fartura e sem custo algum para os paroquianos que vieram dos quatro cantos da paróquia.

Ouso dizer em nome do seminarista Bismarque Maciel e meu, o seguinte: a Festa das Comunidades foi, sem dúvida, um momento formativo. É graça para nós, podermos realizar junto a esta paróquia o Estágio Pastoral. É gratificante aprender com cada comunidade e com o padre Edimilson um pouco mais sobre a ALEGRIA de Ser Igreja.

Por tudo isso, O PADRE EDIMILSON, AS COMUNIDADES e os SEMINARISTAS rendem louvores à Santíssima Trindade por meio da Virgem Maria e Santo Antônio de Pádua.

Seminarista Roberto Pereira Silva