Paróquia de Lajinha realiza encontro de formação para a Pascom

Autor Claudio Geraldo | Data 29 de novembro de 2017

Agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora de Nazareth, de Lajinha, participaram de um encontro de formação no sábado, 18 de novembro.

O encontro foi assessorado pela Missionária Graciana, irmã Rosandes Sampaio, e por Alba Soares, responsável pela Revista Diretrizes.

Abaixo publicamos na íntegra o relato enviado pela equipe paroquial.

I Encontro de Comunicadores – Formação da Pastoral da Comunicação em Lajinha

No dia 18 de novembro de 2017, a Paróquia Nossa Senhora de Nazareth em Lajinha recebeu a Irmã Rosandes Sampaio e a Sra. Alba Soares para uma formação com a participação dos agentes da Pascom paroquial e de representantes das diversas pastorais, movimentos e comunidades eclesiais.

As assessoras trouxeram informações acerca da evolução das relações entre a Igreja e os meios de comunicação social ao longo da história, a partir dos documentos eclesiais concernentes à comunicação. A Pascom é chamada a dialogar com a sociedade comunicando a fé, a boa nova de Jesus Cristo, a ser portadora da alegria e da esperança. Comunicar a verdade por meio das mídias sociais de modo atraente, com qualidade visual, textual e com credibilidade.

A participação de representantes das diversas pastorais, movimentos e comunidades eclesiais foi intencional. A Pascom é a pastoral da integração, pois presta serviços a toda a comunidade paroquial, por isso, deve estar bem articulada com todos os grupos para que saiba dos eventos e possa divulgá-los e cobri-los.

A Sra. Alba Soares falou-nos a respeito da fotografia litúrgica, através de dicas valiosas, por exemplo:

“Não há fotografia sem luz e não há fotografia litúrgica sem a Luz de Deus!”

É preciso catequizar com a foto, evangelizar!”

A assessora falou da necessidade do agente da Pascom ao fotografar adequar-se a ação litúrgica, usar vestuário adequado, pedir licença ao padre, conhecer o rito para prever cada parte litúrgica e assim se adiantar para captar as imagens com qualidade, clamar ao Espírito Santo para que Ele nos inspire.

O encontro foi uma rica oportunidade de aprendizado e a Paróquia Nossa Senhora de Nazareth agradece a disposição de todos os participantes de ouvir e compartilhar.