Paróquia de Ipaba completa 30 anos de criação

Autor Claudio Geraldo | Data 2 de janeiro de 2019

A Paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Ipaba, completou na noite desta terça-feira, 1º de janeiro, 30 anos de criação.

Criada na manhã de 01 de janeiro de 1989, durante celebração eucarística presidida pelo saudoso bispo diocesano dom Hélio Gonçalves Heleno, a Paróquia de Nossa Senhora da Penha vem executando frutuoso trabalho evangelizador ao longo desses 30 anos.

“São 30 anos de vivência pastoral fecunda, atuando nas mais variadas formas, principalmente em socorro aos mais necessitados. São 30 anos de muita dedicação de muitos leigos, religiosas e religiosos e vários os padres”, afirma a postagem da paróquia em uma rede social.

De acordo com o pároco local, padre Allan Carvalho, na noite do dia 1º, durante a celebração eucarística, a comunidade celebrou o aniversário de criação da paróquia, contudo, as festividades em comemoração ao 30º aniversário de sua criação serão realizadas durante a festa da padroeira, Nossa Senhora da Penha, que se celebra em 1º de setembro.

Ao término da celebração foi exibido um vídeo, com mensagens de otimismo e felicitações à paróquia e aos paroquianos. Deixaram sua mensagem o vigário geral, padre José Carlos de Oliveira, o coordenador diocesano de pastoral, padre Geziel José de Almeida, o missionário redentorista, padre Paulo Morais, e o reitor do Seminário Propedêutico, padre Joaquim Rocha de Calais.

Para assistir o vídeo, clique aqui.

Abaixo, na íntegra, um relato enviado pelo coordenador paroquial de Ipaba, João Paulo de Oliveira Ramos.

30 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Penha

Criada numa manhã de 1º de janeiro de 1989, e desmembrada do território da Paróquia São José de Vargem Alegre, pelo então bispo diocesano Dom Hélio Gonçalves Heleno, a Paróquia Nossa Senhora da Penha celebra com júbilo neste 01/01/2019 seus 30 anos de criação, relembrando seus benfeitores, leigos e leigas engajados, religiosas que trabalham e já trabalharam, e padres que construíram juntos “a igreja templo que é belo, mas principalmente a igreja espiritual viva e fecunda”, como relembrou Pe. Allan em sua homilia neste dia primeiro.

No início da celebração, foi relembrada toda a história da paróquia desde o dia de sua criação e dos momentos marcantes, como a celebração dos 25 anos, Bodas de Prata, momento em que a Praça da Matriz passou a se chamar Praça Dom Hélio Gonçalves Heleno, em homenagem ao bispo que em 1989 decidiu criá-la. Presidida pelo pároco, Pe. Allan, que trabalha em nossa paróquia desde 06/07/2014, ao final da missa, a comunidade ainda acompanhou um vídeo com algumas mensagens deixadas por alguns padres que por aqui passaram, como Pe. José Carlos e Pe. Calais e dois dos filhos de nossa paróquia, Pe. Geziel e Pe. Paulo Morais.

Composta por 16 comunidades incluindo a sede paroquial, várias pastorais, movimentos e associações leigas, a paróquia desenvolve dentro de seu território um trabalho pastoral, missionário e social fecundo e com frutos, coordenados pela Coordenação Paroquial, instituída pelo Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), presididos pelo pároco. Cada comunidade possui o Conselho de Pastoral Comunitário (CPC) onde são desenvolvidos os trabalhos específicos das comunidades.

Este ano de 2019 será marcado de vários momentos que serão justamente para celebrar, relembrar toda esta história. Além dos momentos celebrativos, a paróquia caminha ao seu 4º Plano Pastoral Paroquial, que totalmente embasado nas diretrizes da Ação Evangelizadora da CNBB e no IX Plano Diocesano de Pastoral, com várias atividades pastorais envolvendo a temática da Campanha da Fraternidade de 2019.