Padre Jamir se prepara para celebrar 25 anos de ministério presbiteral

Autor Claudio Geraldo | Data 7 de julho de 2019

Padre Jamir Pedro Sobrinho, atualmente pároco da Paróquia de Santa Luzia, de Carangola, completa no próximo dia 31 de julho 25 anos de ministério presbiteral. Seu Jubileu de prata será antecedido por celebrações em diversas comunidades.

Conforme o convite de padre Jamir, as celebrações em ação de graças por seus 25 anos de ministério iniciam-se neste domingo, 7 de julho, com uma missa às 19h30min na matriz de São Mateus, em Faria Lemos, de onde padre Jamir também é administrador paroquial. Na terça, 9 de julho, a celebração será no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, onde padre Jamir exerceu as funções de ecônomo e reitor.

As paróquias onde trabalhou também contarão com celebrações. No dia 10, padre Jamir preside a eucaristia na Catedral de São João Batista, em Caratinga. Já no sábado, 13 de julho, a celebração será na matriz da Paróquia de Santana, em Santana do Manhuaçu e, no domingo, 21, na matriz da Paróquia de São José, em Vargem Alegre.

Também na Paróquia Divino Espírito Santo, em Divino, terra natal de padre Jamir, acontecerão três celebrações. No dia 26, a celebração eucarística acontecerá no Córrego dos Frossard, onde nasceu sua vocação sacerdotal, às 18h, e no dia 28, no Distrito de Viletes, onde residem seus pais, às 13h. Na Igreja Matriz de Divino, a celebração também será no dia 28, às 19h.

Por fim, a grande celebração festiva de seu jubileu de prata acontecerá no dia 31 de julho, data em que se completam os 25 anos de sua ordenação, no Santuário de Santa Luzia, em Carangola, às 19h30min.

Padre Jamir, que escolheu como lema presbiteral “O Espírito do Senhor está sobre mim pois Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres” (Cf. Lc. 4, 18), foi ordenado por dom Hélio Gonçalves Heleno, em Divino, no dia 31 de julho de 1994. Ao longo destes 25 anos, exerceu diversas atividades pastorais na diocese.

Entre os anos de 1993 e 1996, foi assessor diocesano da Pastoral da Juventude.  De 1996 a 1999, foi nomeado coordenador diocesano de pastoral. Entre 1999 e 2001, escolhido por dom Hélio, foi o primeiro padre do clero diocesano de Caratinga a especializar-se em Roma, onde cursou mestrado em  teologia moral na Faculdade Santo Afonso (Afonsiana). É membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral. Exerceu também as funções de ecônomo e reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, sendo membro da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) por 12 anos. Desde que deixou a formação em 2012, está em Carangola. Além disso, atualmente é assessor das CEBs na diocese.