Ordenado mais um presbítero para o clero da Diocese de Caratinga

Autor Redacao | Data 20 de janeiro de 2020

Foi ordenado na tarde deste domingo, 19 de janeiro, na comunidade de São Sebastião, na cidade de Bugre, o diácono Antônio de Souza Alves, diácono Toninho. A ordenação, preparada pela Paróquia de Santo Estevão, de Iapu, juntamente com a comunidade, reuniu milhares de fiéis, além de familiares e amigos do neossacerdote.

A celebração eucarística com o rito de ordenação foi presidida pelo bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, e contou com a concelebração de dezenas de presbíteros do clero da diocese e religiosos.  A celebração contou ainda com a assistência dos diáconos Leonardo, Michael e Adriano, companheiros do novo presbítero durante o processo de formação. Também o diácono Washington Vieira, dos padres Teatinos, que é natural de Iapu onde também será ordenado em 22 de fevereiro, participou da celebração. Religiosas do Instituto das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças (Gracianas) e das Irmãs Missionárias de Cristo, que estão se preparando para se instalar na paróquia de Simonésia, também acompanharam a celebração.

Durante sua homilia, dom Emanuel lembrou as funções do presbítero, manifestando sua alegria em acolher mais um filho no presbitério.  Destacou a importância dos sacramentos da eucaristia, da reconciliação e unção dos enfermos. O bispo lembrou ainda o lema vocacional escolhido pelo novo sacerdote: “Eu te consagrei e te fiz profeta das nações”, extraído da profecia de Jeremias (Jr 1, 5). Dom Emanuel utilizou para a reflexão três palavrinhas-chave: vocação, missão e oração. Destacou ainda dimensão da missão, presente no lema presbiteral de padre Toninho, que está contida na vocação cristã e, em especial, na vocação presbiteral.

Descontraindo, dom Emanuel relatou aos presentes um fato que a mãe do diácono Toninho havia lhe contado. De acordo com o bispo, a mãe do neossacerdote lhe contou que ele foi batizado no Santuário, em Caratinga, pelo saudoso padre Roque Colombo, da Congregação dos padres do Santíssimo Sacramento. Naquele dia, após o batismo, padre Colombo teria batido na cabeça do menino Toninho e dito: “Esse menino vai ser padre”.

Ao término da celebração, o novo sacerdote manifestou sua gratidão a Deus pelo chamado à vocação e generosidade ao serviço na Igreja, ao bispo, aos agora irmãos no presbitério, principalmente ao padre Geziel José de Almeida, pároco de Iapu, e à comunidade de São Sebastião, de Bugre, pela preparação da ordenação.

Padre Toninho presidiu a eucaristia pela primeira vez nesta segunda-feira, 20 de janeiro, às 19h, na capela de São Sebastião, de Bugre, encerrando as festividades em honra ao padroeiro. Na noite desta terça-feira, 21, o novo presbítero presidirá a eucaristia na Igreja Matriz de Santo Estevão, em Iapu.

Veja também um pequeno vídeo, com momentos da ordenação, publicado pela Pascom Diocesana, clicando aqui.