O Seminário Propedêutico

O Seminário Propedêutico é o primeiro passo do caminho de formação, tendo em vista a Vida Sacerdotal. Vivendo na presença de Deus, conhecendo melhor os fatos do dia-a-dia, buscando esclarecer o chamado de Deus para uma opção vocacional mais consciente.

O Propedêutico possibilita ao jovem, que integra ao esquema de formação seminarístico, enxergar e modificar deficiências em sua formação, bem como valorizar e desenvolver suas experiências anteriores, assumindo novos valores. Tentando amenizar algumas dificuldades vividas pelos jovens de hoje.

O objetivo do Propedêutico é acompanhar o jovem que está nesse processo de discernimento vocacional. Neste período oferece-se a ele a possibilidade de um crescimento na totalidade do seu ser, nos seguintes aspectos, a saber:

- Aspecto humano: ajudando-o a se conhecer melhor e desenvolver sua capacidade de se relacionar com os outros .

- Aspecto intelectual - oferecendo a possibilidade de um aprofundamento em várias disciplinas;

- Aspecto espiritual: noções de espiritualidade e liturgia, oração pessoal e comunitária.

O seminário Propedêutico pode ser comparado à semente de mostarda, parábola contada por Jesus. Ela é a menor das sementes, mas depois, quando semeada, regada e bem cultivada, ela se torna uma maravilhosa árvore e produz muitas outras sementes.

Semelhante a isto é o que se percebe nos acontecimentos do Propedêutico. Aos poucos com as experiências comunitárias, com as direções espirituais, com o estudo, as tarefas de casa e a oração, com o dia-a-dia de estudo e trabalho, é que se descobre o que Deus quer da vida de cada jovem.