“Nosso coração dói com a prepotência e insensibilidade das grandes mineradoras”, diz dom Emanuel sobre a tragédia em Brumadinho

Autor Claudio Geraldo | Data 27 de janeiro de 2019

O bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, em e-mail direcionado ao arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, disse que acompanhou horrorizado às notícias sobre o trágico acidente envolvendo o rompimento da barragem de rejeitos de minério em Brumadinho na última sexta-feira, 25 de janeiro, e que a Diocese de Caratinga se solidariza com a Arquidiocese de Belo Horizonte. Dom Emanuel disse também que “endossa todas as palavras de dom Walmor”, referindo-se à mensagem escrita por ele sobre o acidente.

Para ler a mensagem de dom Walmor, clique aqui.

No texto, dom Emanuel afirmou que a prepotência e a insensibilidade causam dor no coração das pessoas. “Nosso coração dói com a prepotência e insensibilidade das grandes mineradoras que destroem o nosso meio ambiente, ceifam vidas e mais vidas por causa da ganância do lucro, curvando-se diante do insaciável deus mercado, ignorando por completo a dignidade do ser humano. Davi venceu Golias com a força de Deus. Vamos unir forças e alimentar nossa esperança no Deus da vida”, disse dom Emanuel.

Dom Emanuel lembrou ainda o episódio parecido, ocorrido em Mariana, em 2015. “Três anos se passaram da tragédia de Bento Rodrigues. A Samarco não fez nada. Nem moradias para os atingidos. Agora, de novo, para horror dos que acompanharam e terror dos atingidos, a mesma Vale provoca nova tragédia. Essa é pior”, disse dom Emanuel. O bispo explicou que a primeira foi a maior catástrofe ambiental de todos os tempos no Brasil, deixando um prejuízo incalculável na fauna, na flora e na saúde de quem está utilizando,  até hoje, a água do Rio Doce, sem contar as vidas ceifadas. “Essa, agora, além de tudo que falamos, atingiu fatalmente um número incalculável de vidas humanas”, afirmou.

“Nossa diocese está realizando sua quarta edição do Curso de Férias, desta vez na cidade de Divino, sobre a Campanha da Fraternidade: Políticas Públicas e meio ambiente. Lá todos e todas devem estar chocados com mais esta dolorosa e indescritível catástrofe. Estaremos rezando pelas vítimas, pelos familiares angustiados e por todo o povo de Brumadinho”, finalizou dom Emanuel.