Nomeado bispo de Ipameri (GO)

Autor Claudio Geraldo | Data 15 de maio de 2019



O Papa Francisco, nesta quarta-feira, nomeou o Pe. José Francisco Rodrigues do Rêgo como novo bispo da diocese vacante de Ipameri (GO). Atualmente, ele era pároco da Catedral de Uruaçu (GO).

Dados biográficos

Padre José Francisco Rodrigues do Rêgo, nasceu dia 24 de Dezembro de 1966, em Barras (PI). É filho do senhor Agostinho Rodrigues do Rêgo  e da senhora Maria Creuza do Rêgo. Cursou da 1ª até a 5ª Série do ensino fundamental em Barras e, continuou os estudos até a 8ª Série do ensino fundamental em Brasília (DF), em escolas públicas.

Ingressou no Seminário Menor São José da Diocese de Uruaçu, em 20 de Janeiro de 1984, onde cursou todo o ensino médio no Colégio Nossa Senhora Aparecida em Uruaçu (GO). Em Janeiro de 1987, continuou seus estudos no Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), cursou a Filosofia e tornou-se Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II. Em Fevereiro de 1989, iniciou o curso de Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima da Arquidiocese de Brasília e concluiu em Dezembro de 1992.

No dia 13 de Dezembro de 1992, foi ordenado Presbítero na cidade de Uruaçu, por Dom José Silva Chaves.

Foi nomeado Pároco para a Paróquia Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Barro Alto  (GO), em 07 de Março de 1993, data em que também foi criada aquela paróquia, sendo ele o seu primeiro Pároco. Em janeiro de 1998, foi nomeado Reitor do Seminário Menor São José da Diocese em Uruaçu; e durante o mesmo período foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estrela do Norte (GO).

Em 24 de Janeiro de 1999,  foi nomeado Pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Santa Teresinha de Goiás (GO), onde durante três anos exerceu o seu ministério presbiteral. Dia 10 de Março de 2002, foi nomeado Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, data em que também foi criada esta mesma paróquia, sendo ele o seu primeiro Pároco. Permaneceu como pároco desta comunidade até o dia 27 de abril de 2008. Dia 08 de maio de 2008, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu (GO). Em 27 de Janeiro de 2018, foi nomeado pároco da Paróquia Sant’Ana, cura da Catedral de Uruaçu e vigário geral.

Exerceu, ainda, as seguintes incumbências na diocese de Uruaçu: foi diretor espiritual do ECC 2ª e 3ª etapa;  reitor do Seminário Menor São José; foi presidente da Associação de Presbíteros São João Maria Vianney; membro do Conselho de Presbíteros, membro do Colégio de Consultores, Coordenador da Pastoral Presbiteral, vigário forâneo, diretor espiritual no seminário.

Reconheceu, pelo Ministério da Educação, o curso de Teologia, em 2007, na Universidade Católica de Goiás; e, em 2010 reconheceu o curso de Filosofia na Faculdade Católica de Anápolis (GO).

Mensagem de saudação da CNBB

Som Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, enviou mensagem ao novo bispo de Ipameri:

Saudação da CNBB ao padre José Francisco Rodrigues do Rêgo

 

Brasília, 15 de maio de 2019

 

Prezado Irmão, padre José Francisco Rodrigues do Rêgo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com sua nomeação para bispo da diocese de Ipameri (GO). Agradecemos a sua disponibilidade e desejamos que este novo tempo de ação missionária na Igreja seja marcado pela presença e a inspiração do Espírito Santo. Sua nomeação também nos faz, mais uma vez, agradecer ao Santo Padre, Papa Francisco, pelo contínuo zelo com a Igreja no Brasil.

O caminho que senhor tem feito no serviço pastoral junto às paróquias e na colaboração dada na formação do clero, de algum modo, foram expressões da preparação para o ministério episcopal que, agora, a Igreja lhe confia.

Para saudá-lo, como novo membro da nossa Conferência, trazemos algumas palavras inspiradoras do Papa dirigidas aos bispos da América Central, no início deste ano: “Santo Inácio, ao propor as regras para sentir com a Igreja, procura ajudar o exercitante a superar qualquer tipo de falsas dicotomias ou antagonismos que possam reduzir a vida do Espírito, na tentação habitual de acomodar a Palavra de Deus ao próprio interesse. Assim, possibilita ao exercitante a graça de se sentir e saber parte dum corpo apostólico maior do que ele, mas ao mesmo tempo conservando a consciência real das suas forças e possibilidades: não dar parte de fraco, nem fazer-se esquisito ou imprudente, mas sentir-se parte de um todo, que será sempre mais do que a soma das partes”.

Enviamos, por meio do senhor, o nosso abraço fraterno ao clero, aos religiosos e ao Povo de Deus da diocese de Ipameri.

 

Em Cristo,

 

Dom Joel Portella Amado

Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro – RJ

Secretário-Geral da CNBB

Mitra Diocesana de CaratingaPraça Cesário Alvim, 156Caratinga - MG35.300-000 - (33) 3321-4600