Mensagem para a 60ª Semana Eucarística

Autor Claudio Geraldo | Data 3 de julho de 2019

Estamos às vésperas de comemorar os 60 anos da Semana Eucarística em Caratinga. Celebrar a Eucaristia é partilhar o pão da vida que nos sustenta nesta caminhada eclesial. Por isso essa 60ª Semana Eucarística irá nos estimular a descobrir o valor da partilha e nos fortalecer como Igreja.

Segundo o apostolo Paulo, na 1ª Carta aos Coríntios, a Eucaristia é o penhor da vida eterna. Através deste admirável Sacramente, o Senhor renova a sua aliança conosco e perpetua o sacrifício da cruz, realiza a obra da redenção e nos leva a uma vida de unidade. O corpo humano é formado de vários membros e órgãos e cada um exerce uma função essencial para nossa sobrevivência. Assim também acontece com o corpo místico: Cristo é a cabeça e nós somos os membros. Existe uma multiplicidade de membros, cada um com sua função, mas, unidos em Cristo, somos princípio de vida e de unidade. Ele é o vínculo da caridade que nos leva a estreitar os nossos laços com os irmãos.

A Sagrada Eucaristia constitui o maior dom que Cristo ofereceu e oferece continuamente à sua Esposa. É a raiz e o ápice da vida cristã e de toda a atividade da Igreja. É o nosso maior tesouro, que contém “todo o bem espiritual da Igreja”Na Hóstia consagrada resume-se as palavras de Cristo, a vida oferecida ao Pai por nós e a glória do seu Corpo ressuscitado. Por isso, na adoração ao Santíssimo Sacramento, nos bonitos momentos em que passamos diante da Hóstia santa, devemos compreender que esta presença de Cristo é ao mesmo tempo um mistério de fé, um dom de esperança e a fonte de caridade com Deus e entre os homens. O encontro eucarístico é, de fato, um encontro de amor. Por isso, torna-se imprescindível aproximarmo-nos dele com devoção e purificados de todo o pecado grave. E a adoração ao Santíssimo é, sobretudo, amor aos nossos irmãos. A autenticidade da nossa união com Jesus sacramentado deve traduzir-se no nosso verdadeiro amor a todos os homens, começando por aqueles que estão mais próximos de nós, nossa família. Devemos nos empenhar em ser sinal de paz para nossos filhos, maridos, esposas, pais, mães, vizinhos e amigos.  Deste modo, a Sagrada Eucaristia será fermento de caridade e vínculo daquela unidade da Igreja desejada por Cristo e dignamente vivida em nossas comunidades como expressão de nossa adesão ao Cristo Eucarístico.

Durante toda a 60ª Semana Eucarística estaremos reunidos no Santuários de Adoração Perpétua para adorar, pedir, agradecer e testemunhar a nossa fé na esperança do Senhor que nos impulsiona para uma comunhão mais perfeita com nossos irmãos. Sem dúvida, iremos nos sentir impulsionados a construir um mundo mais fraterno e cheio de paz. A Eucaristia nos liga diretamente ao primeiro e maior mandamento que Cristo deixou; “ Amai-vos uns aos outros”. Assim como Ele nos amou até a morte, quer também que sejamos capazes de dar provas de amor aos nossos irmãos. Portanto, comungar é assumir o mesmo ideal de Cristo: Amar o próximo e partilhar com ele nossas alegrias e esperanças.

Que a Semana Eucarística nos impulsione para abraçar, com muito carinho, os ideais de Jesus, A Santíssima Eucaristia é o Sacramento do dom, sacramento do amor de Cristo impelido até ao extremo. O Filho de Deus doa-Se a Si mesmo. Sob as espécies do pão e do vinho, dá o Corpo e o Sangue, recebidos de Maria, Mãe virginal. Dá a Sua divindade e a Sua humanidade para nos enriquecer de modo inexprimível. Queridos leitores, sejamos missionários anunciando o Evangelho do Ressuscitado! Que nossos corações se abram para Cristo e possamos viver este momento único da fé. Participem da Semana Eucarística e sejamos discípulos e missionários todos comprometidos com o anúncio da salvação.

Dom Emanuel Messias de Oliveira

Bispo diocesano de Caratinga