Maldição e bênção

Autor Claudio Geraldo | Data 6 de janeiro de 2018

A Bíblia afirma que tudo o que Deus fez é bom. E é verdade! De onde vem, então, o mal, a maldade, violência e a maldição?.  Deus criou todas as coisas. O universo inteiro é obra de suas mãos. E criou tudo para nós que somos obra prima de Deus. São duas as narrações da criação e estão nos dois primeiros capítulos do livro do Gênesis. Os autores do livro do Gênesis colocam no capítulo terceiro a origem do pecado, de onde procedem todos os males, inclusive a morte. Aí temos um texto muito bem pensado, muito bem escrito de forma simbólica.

Em diálogo com a serpente, a mulher disse que Deus permitiu que o ser humano poderia comer do fruto de todas as árvores, menos do fruto da árvore que está no meio do jardim. O texto diz assim: “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vocês não comerão dele, nem o tocarão, do contrário vocês vão morrer”. Esta árvore simboliza a lei de Deus. Comer dela é pecar contra Deus.  Mas a serpente ilude a mulher, dizendo que se ela e o homem comerem deste fruto, eles se tornarão como deuses, e ela come do fruto proibido e deu também a seu marido. A partir deste momento, eles perceberam que estavam nus. Aí, Deus aparece passeando no jardim e vai mostrar as consequências do pecado. Deus amaldiçoa a serpente: “Você é maldita entre todos os animais domésticos. (Gn 3,14). Deus diz à mulher que ela dará à luz em meio a dores e mais ainda, ela será dominada pelo seu marido. Em seguida Deus se dirige ao homem, anunciando-lhe que a terra será maldita por causa dele, porque ele deu ouvidos à sua mulher e também comeu do fruto proibido; e Deus expulsou o homem e a mulher do jardim do Éden.

Depois Adão e Eva tiveram dois filhos Caim (simbolizando os agricultores e Abel ( simbolizando os pastores). Eles fizeram oferta de seus produtos a Deus. Deus agradou da oferta de Abel e não gostou da oferta de Caim. Caim ficou triste. Deus disse a Caim: “Por que você está enfurecido e anda de cabeça  baixa? Se você agisse bem, andaria com a cabeça erguida, mas, se você não age bem, o pecado está junto à porta, como fera acuada, espreitando você. Por acaso, será que você pode dominá-la?” É a primeira vez que aparece a palavra “pecado”, na Bíblia.  Um pouco depois, Caim mata seu irmão Abel. E depois de um diálogo com  Caim Deus disse: “Por isso você será amaldiçoado por essa terra que abriu  a boca  para receber de suas mãos o sangue de seu irmão” (Gn 4,11). Caim fica com medo de ser vingado e Deus disse: ”Quem matar Caim será vingado sete vezes” (v.15). Já vimos três vezes o radical da palavra maldição. Tudo fruto do pecado e agora vamos ver rapidamente que violência gera violência. A estória continua e o filho de Caim, Lamec, vai dizer para as suas mulheres: “Por uma ferida, eu matarei um homem, e por uma cicatriz matarei um jovem. Se a vingança de Caim valia por sete, a de Lamec, valerá por setenta e sete” (Gn 4,23-24).E assim se proliferam a maldade e a violência sobre a terra. Aparece, agora, o substantivo  maldade e o adjetivo mau (Gn 6,5). Depois Deus se arrepende de ter criado o homem  e envia o “dilúvio”, preservando a família de Noé, que era justo. Depois do dilúvio, Noé oferece um sacrifício  a Deus e Deus disse: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, porque os projetos do coração do homem são maus desde a sua juventude.( Gn 8,21) . Deus faz aliança com Noé e coloca o “arco-íris” como sinal. Mais tarde, Cam, o filho mais novo de Noé o viu nu  (porque ele – Noé – estava embriagado),  enquanto os outros dois Sem e Jafé cobriram a sua nudez. Sabendo disso, Noé disse “Maldito seja Canaã (Cam era o antepassado de Canaã).  E Noé continuou: Seja bendito Javé, o Deus de Sem e que Canaã seja escravo de Sem. Olhe a relação de domínio! Aqui, aparece pela primeira vez a palavra “bendito”.

O capítulo 11 narra o episódio da “Torre de Babel”. É de novo vemos a expressão do orgulho humano, o mesmo pecado do Adão e Eva. Aí, Deus confunde as línguas, dispersando os homens pela terra.  É um texto etiológico para mostrar, segundo a mentalidade “daquele tempo,” a origem de tantas línguas sobre a terra.

Se o leitor prestou atenção aparece nestes 11 primeiros capítulos do Gênesis, que são chamados de pré-história bíblica, cinco vezes o radical da palavra maldição e apenas uma vez a palavra bênção. Podemos chamar estes capítulos de “história dos homens sem Deus”. É pura maldição! Agora, no capítulo 12, começando com Abraão vamos ver a história do homem com Deus. Veja como é curioso!  Em contraste com a palavra anterior (maldição), aparece a palavra bênção, ou seu radical, 5 vezes também, mas em apenas  três versículos do capítulo 12. Fantástico!   É a abundância das bênçãos de Deus. Deus abençoa Abraão e com ele começa uma história de bênçãos, uma história (não estória) de Deus com os homens.

Dom Emanuel Messias de Oliveira

Bispo diocesano de Caratinga