Jovens, vocês são do Senhor!

Autor Claudio Geraldo | Data 4 de agosto de 2019

No ano de 2018, os olhos da nossa Igreja se voltaram para os jovens com o Sínodo da Juventude e, em 2019, nosso olhar continua fixo em nossa juventude.

Na verdade Deus nunca deixou de dispensar seu olhar carinhoso sobre os jovens. Na Bíblia vemos que Deus escolheu uma jovem para ser a mãe do Salvador: “ E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria” (Lc 1, 26-27). Samuel, outro jovem, ouve o chamado de Deus por tantas vezes e, mesmo não conhecendo o Senhor, confia naquelas palavras e diz “Eis-me aqui! ” (1Sm 3, 1-10). Já o profeta Jeremias, teme o chamado do Senhor por ser jovem ainda “Ah, Senhor, eu não sei falar, sou jovem” (Jr 1, 6).

É normal, quando somos jovens, vacilarmos diante do chamado de Deus, mesmo a jovem Maria, forte e decidida com seu “sim”, seu “Faça-se”, ficou confusa e preocupada diante do anúncio do Anjo Gabriel de que daria à luz a um filho. Eu também senti o chamado do Senhor ainda muito jovem, com apenas 11 anos de idade, também senti receio, mas não deixei de responder o Seu chamado, segui, enfrentei as dificuldades e aos 16 anos já estava no seminário em Mariana. Hoje estou aqui, servindo a Ele com todo meu coração.

O terceiro capítulo da Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco Christus Vivit, publicada no dia 2 de abril deste ano, tem como título: “Vocês são agora de Deus”  e nos mostra que a Igreja quer oferecer um encontro do jovem com aquele Deus vivo que ela continua a experimentar como amor, como salvação e como fonte de vida, sabendo que este encontro irá desdobrar novas possibilidades de orientação para a vida de cada um, isto é, tornar-se chamado e vocação. E no capítulo nove o papa se dirige diretamente aos jovens falando sobre o discernimento vocacional, lembra que se trata de um caminho exigente que requer disposição para assumir um risco: só assim será possível identificar aquilo pelo qual vale a pena colocar a própria vida.

O documento pós-sinodal sobre a juventude, com certeza, chega em um momento que a Igreja precisa, mais do que nunca, abraçar os jovens reanimando a fé de cada um em Jesus Cristo levando-os a uma participação mais viva e efetiva na Igreja.

Jovens, vocês são do Senhor! Procurem Deus, busquem por Ele, apaixonem-se, porque, uma vez apaixonados, vocês nunca mais vão querer se distanciar, pois encontraram o caminho que tanto buscam na comunhão com Cristo. Que Deus, pai misericordioso, os ajude a encontrar o verdadeiro caminho.

Dom Emanuel Messias de Oliveira

Bispo diocesano de Caratinga