IAM promove Jornada Diocesana

Autor Claudio Geraldo | Data 29 de abril de 2019

A Infância e Adolescência Missionária da diocese de Caratinga realizou no último domingo, 28 de abril, a Jornada Diocesana da IAM, que contou com a presença de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes, religiosas, assessores e outros colaboradores que contribuem para a propagação da fé através desta Obra Pontifícia.

A Jornada, que aconteceu na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, em Caratinga, começou com um momento de confraternização entre os participantes, com oração da manhã baseada na passagem bíblica do poço de Jacó, quando os participantes foram levados a experimentar a água nova e limpa que Jesus concede a cada dia aos seus discípulos. Logo após, os participantes foram conduzidos às oficinas temáticas, que conforme orientação nacional buscaram refletir sobre a missão da própria IAM, seus desafios, suas realidades, compromissos e perspectivas dentro das quatro áreas integradas: Realidade Missionária, Espiritualidade Missionária, Compromisso Missionário e Vida de Grupo.

De acordo com a coordenadora diocesana, irmã Maria de Lourdes Altera, MNSG, nas primeiras áreas, as oficinas foram desenvolvidas pelos assessores Sandra – da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, atualmente coordenadora estadual da IAM -, Gilvan e Dinorá. A Vida de Grupo foi assessorada por Aldair Gustavo, que levou a reflexão sobre a missão e responsabilidade de pertencer a IAM e assumir a sua missão. Depois foi exibido um vídeo, ilustrando a missão de batizados e enviados pela IAM não só na diocese, mas como em todo o mundo.

A Jornada contou ainda com a presença do padre Ely da Terra Cristo, referencial para a dimensão missionária na diocese, que encerrou o dia, presidindo a celebração eucarística. Em sua homilia, padre Ely enalteceu a coragem, disposição dos presentes em quererem estar cada dia mais perto de Deus através da missão. Animou os pequenos missionários também a cada dia mais buscar no Cristo Ressuscitado a força para prosseguir, mesmo na dificuldade e convidou os presentes a tomarem atitude de ser Igreja em Saída, colocando em prática o apelo do papa Francisco para a Igreja.

Para irmã Lurdinha, o encontro aconteceu de forma positiva, tanto na participação dos grupos, como nas oficinas desenvolvidas e projetou voos mais altos para a Obra na diocese. Ainda de acordo com a coordenadora, está sendo programada para o mês de setembro deste ano a realização da I Assembleia Diocesana da IAM.