Grande festa marca celebração do dia de Santo Estevão, em Iapu

Autor Claudio Geraldo | Data 28 de dezembro de 2017

A Paróquia de Santo Estevão, de Iapu, celebrou na última terça-feira, 26 de dezembro, o dia de seu padroeiro, Santo Estevão. Uma grande festa marcou o momento, que teve como atração principal a apresentação musical e a celebração eucarística presidida pelo padre Antônio Maria.

De acordo com o relato enviado pelo vigário paroquial, padre Elias Fernandes Pinto, a festa foi antecedida por uma novena, entre os dias 17 e 25, que valorizou o clima de advento e Natal. Nestes nove dias, vários padres da diocese presidiram a celebração da eucaristia na paróquia.

“No dia da festa, caravanas e comunidades de toda paróquia se reuniram na Igreja Sagrado Coração de Jesus, situada na entrada da cidade, e foi realizada uma procissão até a praça da Matriz onde foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo padre Antônio Maria”, relatou padre Elias. Os padres Ademilson Tadeu, Patrício Fialho, Gouveia, Geziel Almeida e Elias Fernandes concelebraram.

Em sua homilia, padre Antônio Maria falou sobre o Martírio diário na vida de cada cristão, o testemunho por amor à Cristo e sobre a importância e atualidade de Santo Estevão. Ao término, o pároco, padre Geziel Almeida, fez os agradecimentos ao padre convidado e a todas as equipes envolvidas na organização da festa.

Abaixo, na íntegra, o relato recebido de padre Elias Fernandes sobre as festividades na paróquia.

Paróquia Santo Estevão de Iapu celebra padroeiro com grande júbilo

A paróquia Santo Estevão de Iapu, celebrou nesta terça-feira, dia 26, a memória de Santo Estevão, seu padroeiro, com grande júbilo. Foi realizada uma novena nos dias 17 a 25, em clima de Advento e Natal com a presença de vários padres da diocese e grande participação dos paroquianos.

No dia da festa, caravanas e comunidades de toda paróquia se reuniram na Igreja Sagrado Coração de Jesus, situada na entrada da cidade, e foi realizada uma procissão até a praça da Matriz onde foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo padre Antônio Maria e concelebrada pelos padres Ademilson Tadeu Quirino, Patrício Geraldo Fialho, José Geraldo Gouveia e pelos padres da paróquia: Geziel José de Almeida, pároco, Elias Fernandes Pinto, Vigário Paroquial. Também marcaram presença seminaristas, entre eles Antônio de Souza Alves, filho da paróquia, e irmãs Gracianas.

Na homilia, padre Antônio Maria falou sobre o Martírio diário na vida de cada cristão, o testemunho por amor à Cristo e sobre a importância e atualidade de Santo Estevão. Ressaltou: “Talvez não nos será exigido o martírio da vida, mas a vida de martírio, o martírio do dia-a-dia [...] Santo Estevão é mártir e modelo de vida para todos nós [...] Como Santo Estevão precisamos abraçar o Cristo da Cruz” [...] Todos somos chamados a santidade, pois, santidade não é fazer coisas extraordinárias, momentos extraordinários, mas viver de maneira extraordinária o cotidiano da vida”.

Padre Geziel, pároco da paróquia, no final fez os agradecimentos ao padre Antônio Maria e as diversas equipes montadas para a realização da festa paroquial. Logo após a Missa, padre Antônio Maria encantou a todos com o momento musical, ocasião de evangelização e louvor a Deus. A celebração da memória de Santo Estevão aconteceu em um clima alegre e rico em espiritualidade que proporcionou forte vivência da fé.

Por fim, lembramos que a memória de Santo Estevão está situada logo após o natal. Ele é chamado de protomártir, ou seja, o primeiro mártir cristão. Essa data ressalta a profunda intimidade entre Santo Estevão e Jesus Cristo. Homem de fé e testemunho. Em At 6-7 encontramos um pouco da história de Santo Estevão ressaltando seu testemunho, abertura ao Espirito Santo, coragem e, sobretudo, muita fé.