Grande concentração deve marcar encerramento do Ano do Laicato neste domingo, 25

Autor Claudio Geraldo | Data 21 de novembro de 2018

Leigos e leigas agentes de pastorais de toda a diocese devem participar no próximo domingo de Cristo Rei, dia 25 de novembro, de uma grande concentração em Caratinga, encerrando o Ano do Laicato.

A programação inclui a acolhida dos agentes de pastorais em Caratinga, que será às 14h, no Santuário de Adoração, onde o bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, presidirá a eucaristia. No Santuário, o Missionário Sacramentino Denilson Mariano fará uma reflexão sobre a missão dos leigos e leigas na Igreja. Logo após a celebração eucarística, os participantes seguirão em caminhada até a Catedral de São João Batista, onde será haverá a apresentação de uma peça teatral e o encerramento.

Padre Jamir Pedro Sobrinho, assessor diocesano das Comunidades Eclesiais de Base, participou da preparação deste momento importante para a diocese. Abaixo publicamos uma breve entrevista com padre Jamir sobre o evento que marcará o encerramento do Ano do Laicato em Caratinga.

Diocese de Caratinga: Padre Jamir, por que celebrar o dia do leigo com essa grande festa?

Padre Jamir: A gente sabe que todos os anos se celebra a festa de Cristo Rei do Universo e nessa festa o Dia do Leigo. Esse ano vai ser um ano especial, porque nós estaremos encerrando o ano nacional do laicato proposto pela CNBB com o objetivo de ajudar os leigos a celebrarem as suas funções batismais: função profética, sacerdotal e real. Acredito que a nossa diocese tenha tido algum tipo de marca importante para esse Ano Nacional do Laicato.

Diocese de Caratinga: Como começou a preparação para este momento?

Padre Jamir: Na quinta-feira santa desse ano de 2018, o nosso bispo diocesano, dom Emanuel, entregou para cada forania da nossa diocese um estandarte do Ano Nacional do Laicato. Esses estandartes percorreram as paróquias da nossa diocese inteira. Cada forania foi levando-o de uma paróquia para outra e motivando as pessoas a celebrarem esse ano especial para os leigos. E agora dia 25, a nossa diocese convocou os agentes de pastoral, todas as pessoas que atuam em algum tipo de pastoral, para estarmos celebrando esse momento juntos do encerramento do Ano do Laicato.

Diocese de Caratinga: Como será a programação neste domingo?

Padre Jamir: Foi pedido que cada paróquia mandasse pelo menos um ônibus cheio de agentes de pastorais. Esses agentes virão cada um com sua camisa da pastoral, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, tantas e tantas outras pastorais que farão parte dessa caminhada. A programação começa às 14h no Santuário, onde haverá a concentração de todas as caravanas. Às 14h30min, haverá a celebração da eucaristia.  Nessa oportunidade, o irmão Denilson Mariano, que é um dos grandes evangelizadores dos leigos na nossa diocese, fará uma reflexão, explicando o sentido da vocação do leigo na Igreja. Após a missa haverá ainda uma caminhada do Santuário até na Catedral São João Batista, onde ali uma das foranias da nossa diocese estará fazendo a apresentação de um teatro sobre a missão e a função do leigo na Igreja.

Diocese de Caratinga: Qual a expectativa do senhor para este momento?

Padre Jamir:  A gente está com muita expectativa. O grupo já recebeu alguns feedbacks de algumas paróquias, dizendo que o pessoal está super animado para participar. Nós esperamos que esse domingo seja realmente mais um marco da nossa diocese, celebrando o encerramento do Ano do Laicato procurando fazer dessa oportunidade uma grande celebração, uma vez que a nossa diocese é marcada por essa experiência linda e rica da presença dos leigos nas comunidades que sustentam as pastorais, os movimentos, as coordenações, fazendo com que o Evangelho aconteça na prática. Lembrando que isso tudo é sustentado pela Palavra de Deus, com presença dos Grupos de Reflexão que ajudam as pastorais, os movimentos a se sustentarem buscando na Palavra de Deus inspiração para caminhada de fé. Que Deus possa nos abençoar!