Falece frei Chiquinho, SSS, aos 84 anos

Autor Claudio Geraldo | Data 12 de abril de 2017

O religioso Francisco Alves Barbosa, de 84 anos, da Congregação do Santíssimo Sacramento, conhecido como frei Chiquinho, foi encontrado sem vida na manhã desta terça-feira, 12 de abril, na residência dos religiosos Sacramentinos, anexa ao Santuário, em Caratinga.

O velório de frei Chiquinho acontecerá no Santuário de Adoração, a partir das 17 horas de hoje. Como era seu desejo, por volta das 23 horas, seu corpo será levado ao Rio de Janeiro, onde viveu a maior parte de sua vida vocacional, para ser sepultado.

Devido às programações tradicionais da semana santa, a missa de corpo presente acontecerá no Santuário, por volta das 21 horas, logo após o término da procissão e do sermão do encontro, na praça da Catedral.

O irmão Francisco Alves Barbosa nasceu 25 de janeir de 1933, em Canindé–CE. Entrou para Congregaçao do Santíssimo Sacramento, onde fez a Profissão Religiosa em 25 de janeiro de 1982, em Uberaba-MG, quando completava 49 anos. Durante seus 35 anos de vida religiosa, frei Chiquinho morou nas comunidades Santa Ifigênia (SP), Ipiranga (SP), Uberaba (MG), Caratinga (MG), Alfenas (MG) e Sant’Ana (RJ)..

O bispo diocesano, dom Emanuel Messias, manifestou seu pesar, publicando uma nota, que reproduzimos aqui na íntegra:

“Nesta semana que revivemos a paixão, morte e ressurreição do Senhor somos surpreendidos pela antecipação da Páscoa de nosso querido frei Chiquinho. Amante zeloso da vida religiosa, dedicada arduamente à Congregação do Santíssimo Sacramento, por querer da providência divina, veio viver seus últimos dias em nossa diocese. Agradecemos ao Deus de misericórdia por sua vida e sua vocação e manifestamos nossa sincera solidariedade aos nossos irmãos, padres e leigos, da paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Santuário de Caratinga, assim como à toda a Comunidade Sacramentina. Confiantes na ressurreição dos que creem, participamos da certeira alegria de frei Chiquinho, que junto de seu patrono, São Pedro Julião Eymard, contempla a face de Deus”.

Dom Emanuel Messias de Oliveira – Bispo diocesano de Caratinga