Edições CNBB lança Guia com orientações para o Mês Missionário Extraordinário

Autor Claudio Geraldo | Data 18 de abril de 2019



As comunidades e paróquias já contam com um guia detalhado de sugestões do que fazer para o Mês Missionário Extraordinário, a ser celebrado em outubro deste ano. Fruto do trabalho do Grupo de Trabalho do Mês Missionário Extraordinário 2019, criado no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Guia do Mês Missionário Extraordinário foi publicado pela Edições CNBB.

 

Lançado na 36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional que aconteceu na sede das Pontifícias Obras Missionárias, de 4 a 7 de abril, o Guia brasileiro é composto de 100 páginas e composto por cinco capítulos. O primeiro deles, apresenta a motivação do papa Francisco na realização deste mês especial no discurso aos participantes da Assembleia das Pontifícias Obras Missionárias, em 3 de junho de 2017.

 

O mês extraordinário missionário, na avaliação do Pontífice, propõe-se a renovar o ardor e paixão, motor espiritual da atividade apostólica de numerosos santos e mártires missionários. Trata-se, nas palavras do papa, de um “tempo extraordinário de oração e reflexão sobre a missio ad gentes”. Os outros capítulos aprofundam os temas: Aprofundando a Missão; Testemunhando a missão; Vivenciando a missão e celebrando a missão. O Guia apresenta sugestões práticas do que pode ser feito em diferentes âmbitos da ação da Igreja e também no campo do trabalho das Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Sentido eclesial – O bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, coordenador do Grupo de Trabalho do Mês Missionário Extraordinário 2019, falou sobre o lançamento do Guia, em parceria com a Edições da CNBB. Segundo ele, o guia pretende ser um instrumento de ajuda para que a Igreja no Brasil possa se preparar para viver o mês missionário com orientações e sugestões de ações nacionais, regionais, diocesanas, paroquiais e comunitárias. Dom Odelir destaca que o Guia busca dinamizar a vivência do mês missionário como um sentido eclesial que buscará envolver todas as forças da Igreja.

 

É importante lembrar que o Vaticano, por meio da Congregação para a Evangelização dos Povos, e das Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançou uma versão em português, do Guia para o Mês Missionário Extraordinário. O objetivo do Guia é servir às dioceses em suas necessidades de formação e animação missionária, preparando os fiéis ao redor do mundo para se viver o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, para outubro deste ano, por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV.

 

O Guia do Mês Missionário Extraordinário pode ser adquirido pelo site da neste link Edições CNBB.

Mitra Diocesana de CaratingaPraça Cesário Alvim, 156Caratinga - MG35.300-000 - (33) 3321-4600