Dom Emanuel sobre a CF 2019: “Precisamos de uma conversão social”

Autor Claudio Geraldo | Data 6 de março de 2019

O bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, no texto de apresentação do livreto do curso sobre a CF 2019 elaborado pela equipe do Mobon (Movimento da Boa Nova) disse que é preciso que aconteça uma conversão social, a fim de que haja uma luta verdadeira para que todos tenham acesso a uma vida com dignidade, na saúde, na moradia, no trabalho, na educação e no saneamento básico.

A declaração de dom Emanuel se refere ao contexto proposto pela Campanha da Fraternidade de 2019, que traz como tema Fraternidade e Políticas Públicas, que, conforme o bispo, são as ações do governo, dos grupos e entidades organizadas e das pessoas, que se empenham em garantir a segurança e a ordem na sociedade.

“Em outras palavras, é a ação de todos nós, cristãos, sendo fermento, sal e luz no nosso ambiente, como Jesus nos pede. Fé e Política estão entrelaçadas. Deus quer que defendamos a vida de todos os fragilizados. A verdadeira religião nos leva à prática da justiça, do amor e da caridade”, afirmou dom Emanuel.

O bispo citou ainda no texto palavras do Papa Francisco que pede que o cristão se interrogue: “O que eu faço para o bem comum? Empenho-me para que minha Comunidade seja mesmo mais justa, mais humana, mais solidária?”. O bispo também enfatizou o pedido do Papa para que haja empenho e criatividade na celebração do Dia do Pobre, instituído pelo próprio Papa Francisco como o 33º Domingo do Tempo Comum, que nesse ano será celebrado no dia 17 de novembro, uma semana antes da Festa de Cristo Rei.

No texto, dom Emanuel valoriza ainda a ação do Mobon na missão de formar as lideranças das comunidades para a vivência da CF, deixando sua bênção episcopal aos Missionários Sacramentinos que zelam por essa missão, assim como aos leigos e leigas que se empenham para tornar a CF viva nas comunidades.

“Deixamos aqui nossa bênção episcopal à Equipe do Mobon, João Resende, Alípio e Mariano, Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, que estão lançando este Curso; a todos os leigos e leigas que irão treinar-se nele e, depois, aplicá-lo nas Comunidades; e ainda a todos, homens e mulheres, jovens e adultos, que irão participar desse curso e, principalmente, colocá-lo na sua vida e na vida da sua Família, da sua Comunidade, da sua Paróquia e do seu Município”, escreveu.