Dom Emanuel emite Decreto Episcopal sobre COVID-19

Autor Redacao | Data 19 de março de 2020

DECRETO PRORROGADO – CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PRORROGAÇÃO - Nesta quinta, 19 de março, o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira de Oliveira, emitiu um Decreto Episcopal, normatizando procedimentos próprios da Igreja Católica nesta diocese.

O documento determina a suspensão por 30 dias, a contar desta data, de eventos celebrativos comunitários, como missas, celebrações da Palavra, procissões, entre outros.  Determina ainda que o sacramento do matrimônio, quando já agendado, seja celebrado de modo prudente, com ampla discussão entre o assistente e os nubentes para a definição de critérios com vistas à promoção. Ficam suspensas também as celebrações comunitárias da semana santa, inclusive a missa da unidade diocesana, que será celebrada posteriormente, e o Tríduo Pascal, além de celebrações de sacramentos, como batismo e unção dos enfermos, que não sejam caracterizados como urgência.

Ficam decretados também uma série de parâmetros quanto aos procedimentos litúrgicos neste período, recomendando aos sacerdotes a celebração da eucaristia em modo privado, conforme o rito da Missa celebrada sem povo, presente no Missal Romano.

Contudo, o Decreto ressalva a permanência, conforme o costume de cada paróquia, da Igreja aberta para a visitação e para a adoração ao Santíssimo Sacramento, contanto que sem aglomeração de pessoas.

Abaixo, na íntegra, o Decreto Episcopal (ou clique aqui):

Relembre:

Diocese de Caratinga publica orientações pastorais para prevenção ao Coronavírus

Bispo diocesano de Caratinga emite Circular reforçando orientações para prevenção da COVID-19