Diocese terá quatro novos diáconos em 2019

Autor Claudio Geraldo | Data 28 de dezembro de 2018

Está agendada para o dia 28 de abril de 2019 a ordenação diaconal dos seminaristas Adriano da Silva Barros, Antônio de Sousa Alves, Leonardo Augusto Lucas Pinto e Michel Gomes Pereira. Todos concluíram o quarto ano de teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, neste final de ano.

A celebração eucarística com o rito de ordenação será presidida pelo bipo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, e contará com a concelebração de padres dos cleros diocesano e religioso. Fiéis de diversas paróquias da diocese, além de amigos e familiares dos seminaristas, se reunirão no Santuário de Adoração, às 16h, para a celebração.

Os seminaristas Antônio, Leonardo e Michel iniciaram seu processo formativo no Seminário Propedêutico São José, em Ubaporanga, no ano de 2011. Entre 2012 e 2014 cursaram a Filosofia, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, mesmo local onde cursaram a teologia de 2015 a 2018. Como parte desse processo, receberam o ministério de leitor em 16 de novembro de 2016 e de acólito em 28 de novembro de 2017.

Já o seminarista Adriano, que chegou ao Seminário Diocesano em 2018, iniciou sua caminhada vocacional junto aos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, tendo ingressado no Aspirantado no ano de 2008. Na congregação dos Missionários Sacramentinos, cursou Filosofia entre 2010 e 2012 e iniciou a teologia em 2015, cursando os três primeiros anos do curso. Quando foi admitido no Seminário Diocesano, Adriano já havia recebido o ministério de leitor (2015), recebendo em 26 de agosto de 2018 o ministério de acólico.

Conheça um pouco dos futuros diáconos

Adriano da Silva Barros: Natural da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Martins Soares, iniciou seu processo vocacional na congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, em 2008. Em 2014 foi enviado para o estágio pastoral na Paróquia Santo Anastácio em Tamboril, diocese de Crateús-CE. Em 2018, após ser admitido no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, realizou estágio pastoral na Paróquia São Judas Tadeu, do bairro Limoeiro, em Caratinga.

Antônio de Sousa Alves: Natural da Paróquia de Santo Estevão, de Iapu (comunidade São Sebastião, Bugre. No ano de 2015 fez seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em São Domingo das Dores. Em 2016, estagiou na Paróquia Santa Helena, em Caputira. No ano de 2017 desenvolveu seu estágio na Paróquia São Sebastião, em Inhapim. Em 2018 trabalhou na Paróquia São João Batista, em São João do Manhuaçu.

Leonardo Augusto Lucas Pinto: Filho da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Caratinga, realizou seu estágio pastoral nas paróquias Senhor Bom Jesus, em Caratinga (2015); Nossa Senhora da Conceição, em Caratinga, (2016); Santo Antônio de Pádua, em Ipanema (2017); e São Francisco de Assis, em São Francisco do Glória (2018).

Miichel Gomes Pereira: Natural da Paróquia São Sebastião, de Orizânia (criada em 2014), realizou seus trabalhos pastorais nas paróquias de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Minas (2015); São Sebastião, em Sacramento (2016); Santa Bárbara, de Santa Bárbara do Leste (2017); e São Luís Gonzaga, de Luisburgo (2018).