Diocese promove formação buscando fortalecer os conselhos de leigos nas foranias

Autor Claudio Geraldo | Data 30 de abril de 2018

Com a motivação do Ano do Laicato, aconteceu na Paróquia de Santa Margarida de Antioquia, em Santa Margarida, um encontro diocesano para a formação de leigos, contando com a presença de um represente de cada paróquia da diocese e dos vigários forâneos. Participaram ainda o coordenador diocesano de Pastoral, padre Geziel José de Almeida, e o bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira.

O encontro foi assessorado por padre Geraldo Martins Dias, da arquidiocese de Mariana, que fez uma apresentação do documento 105 da CNBB – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14).

De acordo com padre Geziel, foi um rico momento de estudo. “Padre Geraldo apresentou de forma bem didática e bem tranquila o conteúdo do documento trabalhando os três capítulos de forma bem organizada. O desejo do encontro foi dar uma formação para os leigos, ajudando na articulação dos conselhos de leigos nas foranias. A partir desse primeiro momento, com a graça de Deus, a gente conseguirá organizar o conselho diocesano”, disse.

Na oportunidade, os participantes homenagearam o bispo diocesano, dom Emanuel, pelo seu 70º aniversário natalício e 20º aniversário de ordenação episcopal.