Diocese participa de encontro regional da Pastoral Familiar sobre a sociedade no ambiente virtual

Autor Redacao | Data 14 de março de 2020



A Pastoral Familiar do regional Leste 2 da CNBB promoveu entre os dias 6 e 8 de março, no Colégio Marista São José, em Montes Claros, um Encontro de Formação para agentes e representantes do Setor Juventude. A Diocese de Caratinga esteve representada neste encontro através do assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, padre Sebastião Sant’Ana, SDN, pelos coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar, o casal Jorge e Rayla, e pelo vice coordenador diocesano do setor Juventude, Reydner.

 

Durante o encontro foi desenvolvido uma extensa programação com palestras, estudos, debates, trabalhos em grupo, plenária, eventos culturais e Celebrações Eucarísticas.

 

O tema abordou “Ser família em uma sociedade on-line” e o lema “As redes sociais constituem uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro, intercâmbio entre pessoas, bem como de acesso à informação e ao conhecimento”, reflexão extraída da Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Christus Vivit’ do Papa Francisco, voltada aos jovens e ao Povo de Deus. O casal coordenador da Pastoral Familiar do Leste 2, Sônia e Binho acompanharam o evento.

 

Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Montes Claros e presidente da Comissão da Cultura e Educação da CNBB, celebrou Missa e depois proferiu uma palestra sobre “O jovem e a educação”. O bispo da Diocese de Leopoldina (MG) e bispo referencial Comissão para a Vida e a Família do Leste 2, dom Edson Oriolo dos Santos, presidiu Santa Missa e falou sobre as estatísticas e projeções de interação da população com a internet. O bispo também fez reflexões sobre o âmbito familiar neste contexto.

 

Padre Enivaldo João de Oliveira, da Paróquia São Marcos de Belo Horizonte (MG), assessorou um estudo sobre o documento final do Sínodo dos Jovens, a denominada Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Christus Vivit’. Uma “mesa redonda” com o assessor eclesiástico de Montes Claros, padre Genivaldo e o assessor eclesiástico Regional, padre Wesley para debate e esclarecimento de dúvidas.

Mitra Diocesana de CaratingaPraça Cesário Alvim, 156Caratinga - MG35.300-000 - (33) 3321-4600