Diocese de Caratinga participa da 4º Semana Brasileira de Catequese

Autor Claudio Geraldo | Data 21 de novembro de 2018

O bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, juntamente com o assessor diocesano da Pastoral Bíblico-catequética, padre Marlone Pedrosa, e a religiosa Dalva Narciso, coordenadora diocesana da Pastoral, representaram a diocese de Caratinga na 4ª Semana Brasileira de Catequese, que aconteceu em Itaici (Indaiatuba), São Paulo, entre os dias 14 e 18 de novembro.

De acordo com irmã Dalva, a maior intenção motivadora maior 4ª Semana Brasileira de Catequese foi a de repensar a proposta e aprofundar o sentido da Iniciação a Vida Cristã no horizonte proposto pelo Documento 107 da CNBB (Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários). Para esta ingente tarefa, reuniram-se leigos e leigas coordenadores/as de Catequese de todo o Brasil, representantes dos regionais da CNBB, juntamente com religiosos/as, presbíteros, diáconos e bispos ligados à Comissão de Animação Bíblico-Catequética.

A 4ª Semana Brasileira de Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã teve como lema “Nós ouvimos e sabemos que Ele é o salvador do mundo” (Jo 4,42) e nos ajudou a mergulharmos em temas sobre a Iniciação à Vida Cristã. Seu objetivo, como relata irmã Dalva, foi compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé. “Deu-nos a oportunidade de aprofundar na Iniciação à Vida Cristã, porém agora de forma mais experimental e não teórica. Saio com a certeza de que a iniciação deve começar em nós, através de um encontro pessoal com o Senhor. Só assim teremos condições de levar outros a fazer a mesma experiência do encontro com o Mestre”, disse.

“Expresso o meu sentimento sobre a experiência vivida na Semana Brasileira de Catequese com a palavra gratidão. Gratidão pelo chamado, gratidão por ter ousado em vir participar e gratidão pelo encontro. Gratidão por tudo. Hoje volto para diocese com o coração mais calmo e com a certeza de que devemos continuar nossa caminhada no processo de Iniciação à Vida Cristã com tranquilidade e leveza e deixar que a Palavra seja Palavra anunciadora”, concluiu irmã Dalva.

Clique aqui para ler a mensagem dos participantes da 4ª Semana Brasileira de Catequese.

Saiba mais sobre a 4ª Semana Brasileira de Catequese, clicando aqui.