Diácono Toninho será ordenado presbítero no próximo dia 19

Autor Redacao | Data 7 de janeiro de 2020

No próximo dia 19 de janeiro o presbitério de Caratinga passará a contar com mais um padre. A Paróquia de Santo Estêvão, de Iapu, a qual pertence a comunidade de São Sebastião, na cidade de Bugre, está se preparando para a ordenação presbiteral do diácono Antônio de Sousa Alves (diácono Toninho).

Diácono Toninho, que escolheu como tema “Eu te consagrei e te fiz profeta das nações”, será ordenado por dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga, no dia 19 de janeiro de 2020, às 16 horas, na Praça Padre Francisco Weber, no Centro de Bugre, terra natal do diácono. As primeiras celebrações eucarísticas presididas pelo novo padre serão na capela de São Sebastião, da comunidade do Bugre, no dia 20 de janeiro às 19h, e na matriz de Santo Estêvão, em Iapu, no dia 22 de janeiro, às 19h30.

O diácono iniciou sua caminhada vocacional no ano de 2011, quando realizou o curso Propedêutico, no Seminário Propedêutico São José, em Ubaporanga. No ano de 2012, foi admitido no Seminário Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, onde cursou filosofia entre 2012 e 2014. Em 2015, no mesmo seminário, iniciou os estudos teológicos e os trabalhos pastorais, tendo exercido suas atividades pastorais nas Paróquias Nossa Senhora das Dores, em São Domingos das Dores, no ano de 2015; Santa Helena, em Caputira, no ano de 2016; São Sebastião, em Inhapim, no ano de 2017; e, em 2018, na Paróquia de São João Batista, em São João do Manhuaçu. Recebeu o ministério de leitor em 16 de novembro de 2016 e de acólito em 28 de novembro de 2017, ambos por dom Emanuel Messias de Oliveira. Ordenado diácono em 28 de abril de 2019, exerceu seu ministério diaconal na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Pocrane.

Diácono Toninho reforça o convite para a sua ordenação: “Tendo concluído o período formativo, foi escolhida uma data para a ordenação, dia dezenove de janeiro às 16 horas, na cidade de Bugre. Convido você, sua família e comunidade para juntos celebrarmos este momento festivo comigo, meus familiares, comunidade e toda Paróquia de Santo Estevão, de Iapu”, convida.