Diácono Adriano será ordenado em maio

Autor Redacao | Data 23 de fevereiro de 2020

O diácono Adriano da Silva Barros será ordenado presbítero no próximo dia 3 de maio, às 16h, na Praça José Emerichi Sobrinho, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Martins Soares. A celebração eucarística com rito de ordenação será presidida pelo bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira.

O diácono, que escolheu como lema presbiteral o versículo 68 do capítulo 6º de João: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”, reforça o convite: “É com imensa alegria, que convido a você, sua família, comunidade, pastoral e movimento a participarem desse momento tão especial na minha vida e na vida da nossa Igreja diocesana”, diz. Após ordenado, presidirá a eucaristia pela primeira vez no dia 4 de maio de 2020, às 19 horas, na matriz de Martins Soares. Já no dia 6 de maio, às 19h30, o novo presbítero presidirá a eucaristia na Matriz de São Simão, em Simonésia, onde está exercendo seu ministério diaconal e deverá permanecer na função de vigário paroquial, junto ao pároco, padre Júlio César de Souza Pereira.

Natural da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Martins Soares, o diácono Adriano iniciou seu processo vocacional na congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, em 2008. Em 2014 foi enviado para o estágio pastoral na Paróquia Santo Anastácio em Tamboril, diocese de Crateús-CE. Em 2018, após ser admitido no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, realizou estágio pastoral na Paróquia São Judas Tadeu, do bairro Limoeiro, em Caratinga. Foi ordenado diácono em 28 de abril de 2019.

Veja abaixo uma breve cronologia da caminhada vocacional do seminarista Adriano:

1983: Nasce Adriano da Silva Barros, aos 14 de novembro, filho de José Antônio de Barros Filhos e Mirani da Silva Barros, sendo o quarto dos seis filhos do casal.

2008: Inicia a etapa do aspirantado na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, em Manhumirim.

2010: Inicia a etapa do postulantado, em Belo Horizonte, cursando Filosofia no Instituto São Tomás de Aquino.

2013: Realiza a experiência do noviciado na cidade de Matozinhos, MG.

2014: Enviado para o estágio pastoral na paróquia Santo Anastácio em Tamboril, Diocese de Crateús-CE.

2015: Retorna a Belo Horizonte para cursar teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É admitido ao Ministério de Leitor por dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo auxiliar de BH.

2018: Transfere-se para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, de Caratinga, para cursar o 4º ano de teologia. Realiza seu estágio pastoral na Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro Limoeiro, em Caratinga, sob a orientação do vigário geral, padre José Carlos de Oliveira, onde recebeu em 26 de agosto o ministério de acólito.

2019: Em 28 de abril, no Santuário de Adoração, em Caratinga, recebeu foi ordenado diácono, por dom Emanuel Messias de Oliveira, e, desde então, desempenha seu ministério diaconal na Paróquia de São Simão, de Simonésia.