Dez seminaristas serão instituídos nos ministério de leitor e acólito em novembro

Autor Claudio Geraldo | Data 21 de outubro de 2018

No próximo dia 23 de novembro, a matriz da Paróquia de São Judas Tadeu, do bairro Limoeiro, em Caratinga, sediará a solene celebração eucarística na qual dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga, instituirá nos ministérios de leitor e acólito dez alunos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário.

Os seminaristas Bismarque Maciel, Douglas Ferreira, Fernando Lopes e Rodolfo Rodrigues, todos alunos do segundo ano de teologia receberão o ministério de leitor. Já os seminaristas Erasmo Gomes, Higor Luiz Arantes, José Geraldo da Silva, Malvino Pires, Renato Rodrigues e Sebastião Caetano, que estão cursando o terceiro ano de teologia serão instituídos no ministério de acólito.

Ministério de leitor

Leitor é um membro da Igreja Católica instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus, na assembleia litúrgica. E assim, tanto na Missa, como nos outros atos sagrados, é o responsável por proferir as leituras da Bíblia, exceto o Evangelho e, ainda, as lições da Liturgia das Horas. É-lhe conferida a missão especial, dentro do povo de Deus, de instruir na fé crianças e adultos, para receberem dignamente os sacramentos.

Ministério de acólito

O ministério de acólito faz parte do processo vocacional dos candidatos ao presbiterado e é recebido após o ministério de leitor, que os seminaristas receberam em 28 de novembro de 2017. Como acólitos instituídos, os seminaristas têm como primeira função a de ajudar os padres e diáconos no serviço do altar, além disso, passam a atuar como ministros extraordinários da comunhão eucarística.