Portal da Diocese de Caratinga - Curso de férias para educadores populares supera expectativa dos organizadores

Curso de férias para educadores populares supera expectativa dos organizadores

Autor Claudio Geraldo | Data 19 de janeiro de 2018

Organizadores da 3ª edição do Curso de férias para educadores populares consideram que o evento, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de janeiro, superou as expectativas. Com o tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Em Cristo somos todos irmãos”, o evento reuniu centenas de lideranças de diversas partes da diocese e contou com a participação de renomados palestrantes.

Abaixo, publicamos na íntegra, o relato que recebemos de Giuliane Quintino, uma das organizadoras do evento:

O Curso de Férias para educadores populares, promovido pela Diocese de Caratinga, em parceria com várias instituições renomadas dentre elas a Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, a Universidade Federal de Ouro Preto, a Escola Maju de Terapias Holísticas e  associações e sindicatos, teve sua terceira edição no ano de 2018, com o Tema: Fraternidade e Superação da Violência e o Lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8). Este ano a Paróquia Senhor Bom Jesus, situada no bairro Santa Cruz, Caratinga-MG, acolheu o curso de férias, bem como a Escola Estadual Professor Joaquim Nunes, onde aconteceram as palestras e a Escola Municipal Barquinho Amarelo e a FUNCIME onde aconteceram as oficinas.

Tivemos a presença de 500 participantes e 200 pessoas envolvidas nas equipes de trabalho, tais como: oficineiros, acolhida, estrutura, cozinha, mística, animação e limpeza, cada um desenvolvendo um belíssimo trabalho de doação.

Os cursistas que vieram de outras cidades foram acolhidos nas casas do Bairro Santa Cruz, no Centro Catequético e no salão da comunidade Nossa Senhora de Lourdes e todos ficaram muito felizes com o acolhimento.

Padre Flávio deixou tudo organizado com equipe do curso de férias, juntamente com Padre João Batista, coordenador da Pastoral Social para acolher o curso. E Padre Matias recém chegado na paróquia não mediu esforços para que tudo acontecesse da melhor maneira possível e ficou encantando com o jeito simples e acolhedor dos paroquianos da Paróquia Senhor Bom Jesus.

Na abertura do evento dia 10 de janeiro tivemos a linda celebração de abertura com a Paróquia de Divino, juntamente com Padre Roberto Carlos, e o lançamento do CD “Vozes da Mata” do cantor popular Farinhada, grande animador das comunidades. Na quinta feira dia 11 de janeiro tivemos a palestra com Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, que falou sobre a Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e Superação da violência, em seguida tivemos a análise de conjuntura com Patrus Ananias que falou sobre as raízes da crise política atual. Na sexta feira dia 12 de janeiro tivemos a presença do renomado Dr. Adalberto de Paula Barreto, criador da Metodologia da Terapia Comunitária Integrativa que discursou sobre o tema: Dialogando com as dores da alma. No dia 13 de janeiro contamos com a presença da Irmã Elizabete Corazza, das Paulinas, que veio falar sobre a Crítica Profética ao Rei, ao Templo e ao Império, de uma forma simples, clara e objetiva. No domingo dia 14 de janeiro tivemos a presença do Secretário de Estado Adjunto de Cultura de Minas Gerais, João Batista Miguel que falou sobre a Cultura como instrumento de superação da violência.

Como é de praxe as manhãs de curso de férias são destinadas às palestras e a tarde todos são divididos em grupos para trabalhar as oficinas, tendo como foco principal: o meio ambiente, a Bíblia, confecções de instrumentos, danças, circo, teatro, cantigas de rodas e terapias corporais e indígenas. E a noite sempre coroada com a noite cultural e apresentação dos resultados das oficinas.

A próxima paróquia escolhida para acolher o Curso de Férias 2019 será a Paróquia Divino Espírito Santo, em Divino-MG.

“Que nossas sementes sejam lançadas na terra e possam fazer frutificar muitos frutos.” Diz Padre João Batista de Oliveira, coordenador da Pastoral Social da Diocese de Caratinga.