Conselho presbiterial

O CONSELHO PRESBITERAL DE CARATINGA, sempre sob a presidência do Bispo Diocesano, é formado por doze sacerdotes, que atualmente são:

Três membros natos:

O Vigário Geral, Padre José Carlos de Oliveira;

O Superior Geral de Congregação Religiosa com sede na Diocese, Pe. Geraldo Magela de Lima Mayrink SDN

O Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, Pe. José do Carmo Vieira;

Seis membros eleitos pelos presbíteros:

Pe. José Raul dos Santos Oliveira (representante dos presbíteros no Regional Leste II da CNBB),

Pe. Vitório Felice Baggi, SSS (eleito pelos padres da Forania de Caratinga)

Pe. Edmílson José da Silva SDN (Forania de Carangola),

Pe. Braz Rabelo da Silva SDN (Forania de Manhuaçu)

Pe. Fabrício Almeida de Moura (Forania de Inhapim)

Pe. Wagner Augusto Soares Ferreira (Forania de Ipanema)

Três membros nomeados pelo Bispo Diocesano:

Pe. José Geraldo Gouveia (Ecônomo da diocese)

Pe. Joaquim Rocha de Calais (Coordenador diocesano de pastorais)

Pe. Agrimaldo José Teixeira (Chanceler da cúria)

É renovado de cinco em cinco anos. Ele é realmente o “Senado” do Bispo, representando todos os seus colegas de presbitério, nos seus anseios e necessidades. Reúne-se ordinariamente quatro vezes por ano. As matérias tratadas neste Conselho são aquelas mais pertinentes à vida de nossos sacerdotes (diocesanos e religiosos) e à caminhada da Diocese, nunca faltando um cuidado especial com os sacerdotes doentes e idosos e com aqueles necessitados de nossa caridade presbiteral.