Conselho Pastoral Diocesano

O CONSELHO PASTORAL DIOCESANO DE CARATINGA

O Conselho Pastoral Diocesano de Caratinga foi instituído aos 26 de junho de 1977, seguindo as exigências da Igreja (Christus Dominus, n. 27), e do atual Cânon 511, do Código de Direito Canônico. É convocado pelo Bispo Diocesano, tendo por finalidade:

1. Examinar e avaliar as atividades pastorais da diocese e propor conclusões práticas sobre elas; e
  2. Preparar e rever as Assembleias Diocesanas de Pastoral.

São membros do Conselho Pastoral Diocesano, além do Bispo Diocesano: o Coordenador Diocesano de Pastoral, o Vigário Geral, o Reitor do Seminário Diocesano, os Vigários Forâneos, os Superiores dos Institutos Religiosos residentes na Diocese e os Representantes das Pastorais, designados de acordo com o Bispo Diocesano.

O Conselho Pastoral Diocesano reúne-se ordinariamente quatro vezes por ano e, extraordinariamente, por convocação do Bispo Diocesano. Tem voto somente consultivo e é presidido pelo Bispo Diocesano, a quem cabe também publicar o que for nele decidido. O número de seus membros costuma ser em torno de trinta pessoas.

O VIGÁRIO EPISCOPAL DE PASTORAL

Entre as suas atividades eclesiais está a de auxiliar o Bispo Diocesano, no Conselho Diocesano de Pastoral, assim como o de animar e dinamizar a equipe Diocesana de Pastoral. Tem sua jurisdição em toda a extensão da diocese no que se refere às Pastorais, Movimentos e Associações nesta Igreja Particular. O atual Vigário Episcopal de Pastoral:

1. Nome e Sobrenome: Patrício Geraldo Fialho, Pe.
  2. Data de nascimento: 17 de março de 1982
  3. Data de ordenação presbiteral: 28 de julho de 2013
  4. Data de nomeação: 20 de janeiro de 2020

É também Ecônomo do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário- Caratinga- MG, membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e do Conselho Pastoral Diocesano.