Concretizadas primeiras transferências de padres neste ano de 2020

Autor Redacao | Data 6 de janeiro de 2020

O ano de 2020 começa com movimentação nas paróquias da diocese de Caratinga. Ainda no último domingo de 2019, a Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Rita de Minas, se despediu do pároco, padre José Geraldo de Gouveia, durante a celebração eucarística das 19 horas. Padre Gouveia, que fez mestrado em Teologia Bíblia em Roma no início dos anos 2000, deixa a atividade pastoral na diocese para se dedicar ao doutorado, em Goiânia.

Em Santa Rita, sucede padre Gouveia o padre Matias José Pereira, que se despediu da Paróquia do Senhor Bom Jesus, do bairro Santa Cruz, em Caratinga, na missa do Ano Novo. Em Santa Rita, a celebração eucarística, com posse canônica, aconteceu na manhã do último domingo, 05 de janeiro, e foi presidida por padre Reginaldo Pires Amâncio e concelebrada pelos padres Adair José de Freitas e Ademilson Tadeu Quirino.

A comunidade paroquial de Santa Rita de Minas participou efetivamente da despedida de padre Gouveia, rendendo graças a Deus pelo frutuoso ministério exercido naquela paróquia, e da acolhida de padre Matias, já conhecido da comunidade, tendo atuado como vigário paroquial em 2013, no início de seu ministério presbiteral.

A Paróquia de Santa Rita também se despediu de padre Ademilson, que, devido à fase conclusiva de seu doutorado, estava como residente na paróquia, passando a residir, a partir de agora, na Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro Limoeiro, em Caratinga, em companhia do pároco local e vigário geral, padre José Carlos de Oliveira.

Ainda é aguardada a definição do sucessor de padre Matias na Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Caratinga. Além de Santa Rita e Senhor Bom Jesus, estão previstas ainda movimentações nas paróquias de Divino, Sacramento, Entre Folhas, Inhapim, Ipaba, Bom Jesus do Galho, Vermelho Novo, Durandé, Mutum e Nossa Senhora da Conceição, em Caratinga. À medida que as transferências forem sendo confirmadas pela cúria diocesana, o Portal da Diocese de Caratinga trará informações seguras a respeito.

Com a decisão de padre Gouveia de cursar o doutorado, passam a ser quatro padres dedicando-se à formação acadêmica. Além dele e de padre Ademilson cursando doutorando, estão terminando o curso de mestrado os padres Reginaldo Pires Amâncio, na área de Direito Canônico, e Elias Fernandes Pinto, na área de Teologia Sistemática.