“Comunidades Eclesiais de Base e o mundo urbano” é o tema da semana de formação do clero

Autor Claudio Geraldo | Data 28 de julho de 2017

Entre os dias 24 e 27 de julho padres dos cleros diocesano e religioso, seminaristas do curso de teologia e o bispo, dom Emanuel Messias de Oliveira, participaram da semana de formação do clero que abordou o tema “Comunidades Eclesiais de Base e o mundo urbano”.

O encontro aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, e teve como assessor o doutor em Teologia Bíblica, padre Andherson Franklin, do clero de Cachoeiro de Itapemirim, ES.

De acordo com o coordenador diocesano de pastoral, padre Geziel José de Almeida, o encontro é um momento oportuno de reflexão, partilha de experiências, de acolhida e de estreitamento de laços de unidade presbiteral.

Sobre a temática abordada, o coordenador de pastoral lembra que o assunto foi colocado como urgência na última assembleia diocesana de pastoral, a partir da percepção da necessidade de revitalização das comunidades e paróquias, destacando-se o compromisso com a evangelização no mundo urbano.

O bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, considera que foi um encontro muito bom, com uma presença e uma atenção especial dos padres. “Os padres gostaram muito, ficaram muito atentos. Foi um grande enriquecimento para nós, por causa da competência do assessor, que nos deixou uma ideia muito clara da importância das CEBs”, disse o bispo, acrescentando que no encontro foi atualizado o número de comunidades eclesiais existentes atualmente na diocese, totalizando exatas 1153 comunidades.

O assessor, padre Andherson Franklin Lustosa de Souza, é coordenador diocesano de Pastoral e vigário paroquial na Paróquia Nosso Senhor dos Passos, na cidade e diocese de Cachoeiro de Itapemirim, ES. Em Roma, padre Andherson cursou mestrado e doutorado em Teologia Bíblica.