Comunicado de dom Emanuel lido nas missas noticia conquista do Hospital de Caratinga

Autor Claudio Geraldo | Data 30 de julho de 2017

Um comunicado enviado pelo bispo às paróquias da cidade de Caratinga para ser lido nas missas desse final de semana dá notícia do credenciamento da maternidade do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora como Referência Hospitalar na Atenção à Saúde em Gestação de Alto Risco.

Como detalhado pelo Diário de Caratinga, em sua edição de 23 de julho deste ano, o credenciamento, ou habilitação, aconteceu por meio da portaria n° 1.200, assinada no dia 11 de julho de 2017 e publicada na edição de segunda-feira, 17 de julho, do Diário Oficial.

De acordo com dom Emanuel, a luta pela conquista deste credenciamento já acontece há 7 anos e os serviços específicos dessa habilitação já vem sendo oferecidos à população ao longo deste tempo. “Esse serviço já era prestado, porém agora está credenciado oficialmente, o que irá proporcionar melhorias no atendimento, de forma geral, através de incentivos financeiros”, explica o bispo.

Segue abaixo na íntegra a reportagem publicada no Diário de Caratinga:

HNSA é habilitado como Referência Hospitalar na Atenção à Saúde em Gestação de Alto Risco

CARATINGA- Por meio da portaria n° 1.200, assinada no dia 11 de julho de 2017, publicada na edição de segunda-feira (17), a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde habilitou o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) como Referência Hospitalar na Atenção à Saúde em Gestação de Alto Risco (Tipo I).

Com a habilitação de seis leitos, há incentivo financeiro para os procedimentos de parto normal em gestação de alto risco; cesariano em gestação de alto risco; tratamento de intercorrências clínicas na gravidez; e de complicações relacionadas predominantemente ao puerpério. No ano passado, a Secretaria de Atenção à Saúde já havia seis leitos da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional- UCINCo e três leitos da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru – UCINCa, do HNSA.

O documento está em conformidade com a Rede Cegonha, que institui as diretrizes para a organização da Atenção à Saúde na Gestação de Alto Risco; define os critérios para a implantação e habilitação dos serviços de referência à Atenção à Saúde na Gestação de Alto Risco, para a implantação e habilitação da Casa de Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP); e de classificação e habilitação de leitos de Unidades Neonatal.

O Estabelecimento de Saúde poderá ser submetido à avaliação, por técnicos da Secretaria de Atenção à Saúde – SAS/MS e, no caso de descumprimento dos requisitos estabelecidos, poderá ter suspenso os efeitos de sua habilitação.

REDE CEGONHA

Como incentivo ao parto humanizado e ao cuidado integral com a saúde da mãe e da criança, a SES-MG aderiu à Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que implementa uma série de cuidados com a saúde da mulher. Por meio do programa é assegurado às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante o período da gravidez, parto e puerpério. Além disso, através do programa, é garantido à criança o direito a um nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.