Comissão para o Laicato e CNLB realizam 11ª reunião com dirigentes de organizações laicais

Autor Claudio Geraldo | Data 18 de abril de 2019



A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, em parceria com o CNLB-Conselho Nacional do Laicato do Brasil, realizou a 11ª Reunião Anual com Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais. O evento aconteceu no Convento São Francisco, no centro de São Paulo, nos dias 22 a 24 de março.

 

O tema, em continuidade com o Ano Nacional do Laicato e em sintonia com a IX Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, foi “A Sinodalidade da Igreja” e contou com a assessoria de Dom Severino Clasen, presidente da Comissão.

 

Além de trabalhar a pertença dos movimentos, associações e serviços ao Corpo Eclesial, numa dinâmica sinodal, esta 11ª Reunião teve como objetivos o fortalecimento da rede que vimos construindo nestes anos, avaliação do Ano Nacional do Laicato, avaliação do quadriênio (2015-2019) e propostas para o próximo (2019-2023).

 

Também foram feitas homenagens e despedidas ao bispo de Caçador (SC),  dom Severino Clasen pelos 8 anos como Presidente da Comissão e ao assessor Laudelino Augusto. O CNLB, na pessoa do secretário Luís Antônio Ferreira, também foi homenageado.

 

As propostas serão apresentadas ao novo presidente e membros da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato que serão eleitos na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em maio próximo.

 

Dom Severino, muito feliz por estar no Convento em que morou e trabalhou por 17 anos, agradeceu pelas homenagens, animou a todos para a perseverança, fez desafios quanto à vocação e missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade e abençoou a todos os presentes enviando-os como Igreja ‘em saída’.

Mitra Diocesana de CaratingaPraça Cesário Alvim, 156Caratinga - MG35.300-000 - (33) 3321-4600