Clero e coordenadores se reúnem para assembleia diocesana de pastoral

Autor Claudio Geraldo | Data 8 de julho de 2018

Entre os dias 2 e 5 de julho, os cleros diocesano e religioso, juntamente com o bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, com algumas religiosas e com os leigos e leigas que exercem funções de lideranças nas paróquias e nas diversas pastorais existentes na diocese, reuniram-se no Seminário Diocesano para mais uma assembleia diocesana de pastoral.

O encontro foi assessorado pelo padre Jean Poul Hansen, da diocese de Campanha, no Sul de Minas, que tratou do processo de iniciação à vida cristã. “O padre Jean nos apresentou, de forma muito brilhante e até pastoral o Documento 107 da CNBB: Iniciação à vida cristã – Itinerários pra formar discípulos”, lembrou o coordenador diocesano de pastoral, padre Geziel José de Almeida.

O assessor conduziu cinco conferências, a partir da metodologia Ver, Iluminar e Agir. As conferências tiveram como temas: “Um ícone bíblico: Jesus e a Samaritana”, “Aprender da história e da realidade”, “Discernir como Igreja”, “Propondo caminhos” e “Projeto Viver em Cristo, uma experiência de IVC com adultos”.  O assessor propôs ainda dois momentos em grupos, com as motivações “Onde estamos? Onde queremos chegar?” e “Que passos concretos daremos para chegar onde queremos?”, sempre seguidos de plenários.

Padre Geziel explica que na última conferência, o assessor apresentou a experiência do projeto de iniciação à vida cristã da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, a qual pertence a diocese de Campanha.

“Foi uma semana muito boa, dados os momentos de partilha e de aprendizagem, a partir das diversas experiências apresentadas. Agora vamos nos organizar para iniciar o projeto de iniciação à vida cristã em nossa diocese, com a clareza de que não é apenas um projeto da catequese, mas de toda a Igreja”, pontuou padre Geziel.