Celebrada missa do crisma e da unidade diocesana

Autor Claudio Geraldo | Data 30 de março de 2018

Na manhã desta quinta-feira santa, 29 de março, aconteceu no Santuário de Adoração, em Caratinga, a missa do crisma e da unidade diocesana. Presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias, a celebração contou a presença de diáconos, padres dos cleros diocesano e religioso, religiosas e leigos de toda a diocese.

Durante a homilia o bispo ressaltou os aspectos centrais da celebração, destacando as dimensões da unidade e da unção. Dom Emanuel lembrou ainda que essa missa é também chamada de missa do crisma, pois é nela que se abençoam e consagram os óleos santos. “Os óleos consagrados hoje representam a unidade sacramental em nossa diocese. Eles conduzem as pessoas para a casa do Pai. Os óleos também nos mostram essa profunda unidade da Igreja”, disse.

Nesta celebração acontece também a renovação dos votos sacerdotais. De pé e com as mãos estendidas, os quase 80 padres presentes fizeram a renovação dos compromissos sacerdotais. O bispo os motivou a relembrarem os propósitos de sua vocação, renovando-os. Depois, ao final da celebração, o bispo abençoou os óleos santos do crisma, dos catecúmenos e dos enfermos. Estes óleos são levados para as paróquias e usados na administração dos sacramentos.

Neste ano que a Igreja celebra o ano do laicato, a presença dos leigos, de diversas paróquias, representando todas as seis foranias da diocese foi bastante significativa. Lideranças leigas das foranias receberam um estandarte que serão levados às paróquias da diocese como forma de incentivar e valorizar o protagonismo do leigo na ação evangelizadora.

Ao final da celebração, o chanceler da cúria, padre Agrimaldo Teixeira, e o representante dos presbíteros, padre José Raul dos Santos Oliveira, homenagearam o bispo diocesano, rendendo graças a Deus pelos aniversários natalício e de ordenação episcopal, celebrados no próximo mês de abril.