Celebrações na diocese marcam 40º aniversário sacerdotal de dom Paulo

Autor Redacao | Data 6 de janeiro de 2020

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba, que completou 40 anos de ordenação presbiteral no dia 8 de dezembro passado, realizou nestes dias celebrações em comemoração de seu 40º aniversário de ordenação nas paróquias Santo Estevão, de Iapu, e São João Batista, Catedral de Caratinga.

Na sexta-feira, 3 de dezembro, primeira sexta-feira do mês, tradicionalmente dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, dom Paulo presidiu, na matriz de Santo Estevão, de Iapu, celebração eucarística com entrega das fitas aos mais de 300 membros do Apostolado da Oração naquela paróquia. O pároco, padre Geziel José de Almeida, acolheu dom Paulo carinhosamente e agradeceu a sua visita. A celebração contou ainda com a concelebração do vigário paroquial, padre Elias Fernandes Pinto.

Já no sábado, 4 de janeiro, dom Paulo presidiu a eucaristia na Catedral de São João Batista, mesmo local onde foi ordenado pelo então (e recém-chegado) bispo diocesano de Caratinga, dom Hélio Gonçalves Heleno. O pároco, padre Moacir Ramos Nogueira, acolheu aos presentes, aos padres concelebrantes e principalmente a dom Paulo, expressando profunda alegria em recebê-lo para tal momento de louvor e gratidão a Deus por tão fecundo ministério nesta diocese, enquanto padre, e nas dioceses onde vem trabalhando como bispo, desde a sua ordenação episcopal em 2006.

Durante a celebração, dom Paulo recebeu diversas homenagens, entre elas uma mensagem de amizade e de ânimo de monsenhor Raul Motta de Oliveira, pároco emérito da Catedral de São João Batista. Sua trajetória ministerial foi relembrada durante as homenagens, destacando características próprias do seu pastoreio, como “Padre Operário”, “Apóstolo”, “Missionário”, “Santo”, entre outras. Após a celebração, aconteceu uma confraternização no Centro Pastoral da Catedral, onde, mais uma vez, dom Paulo agradeceu a Deus pela vocação e aos presentes pela amizade e orações.

Dom Paulo Mendes Peixoto é natural de Imbé de Minas e tem 68 anos. Nos últimos 13 anos, desde que foi ordenado bispo, também por dom Hélio Gonçalves Heleno, exerceu seu ministério na Diocese de São José do Rio Preto-SP e mais recentemente na Arquidiocese de Uberaba.