CF vivenciada à luz da fé

Autor Claudio Geraldo | Data 6 de março de 2019

A Campanha da Fraternidade, desde 1963, tem sido uma atividade ampla de evangelização e um convite ao diálogo contínuo com a sociedade religiosa e a sociedade civil, para que assim aconteça a autoafirmação de que é preciso que o VER, JULGAR e AGIR sejam norteadores de implantação e concretização de PP. A CF – 2019 traz como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”. Tal tema é calcado na oração profética de Isaias que nos diz: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O “casamento” entre o tema e lema deste ano tem como objetivo geral a seguinte proposta: “Estimular a participação em políticas Públicas, à LUZ da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Todavia, o sentido primordial de toda CF se estabelece também no processo de conversão que a Quaresma nos proporciona.

A Igreja não escolhe um tema a ser rezado e discutido sem que antes haja uma análise geral da problemática social do tempo presente. É mediante a tudo isso, que em 2019, a discussão Políticas Públicas devem MOTIVAR diálogos – sem falácias – entre o agente político, o agente público, o agente religioso e o agente civil (povo). Diante de tudo isso, faz-se necessária a monitoração específica a partir dos seguintes pontos: “Conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado Brasileiro; exigir ética na formulação e concretização das PP; despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de PP. propor PP que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis; trabalhar para que as PP eficazes de Governo se consolidem como PP de Estado; promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens – em vista do exercício da cidadania e suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto de fé”.

Enquanto Homens e Mulheres de boa vontade, é nosso dever fazer com que a recitação do Hino da CF-2019 se torne em nossa caminhada algo concreto. Deixemos o nosso interior e as nossas mãos falarem por nós e em nós, desta forma poderemos dizer: “Pelo direito e a Justiça ‘SEJAM’ libertados, povos, nações de tantas raças e culturas, por tua graça, ó Senhor, ressuscitados, somos em Cristo, hoje, novas criaturas”. Vale lembrar, que em 2019, a CF dará início oficialmente no. dia 06 de março – quarta-feira de Cinzas. EXPLICAÇÃO: no texto a sigla PP significa POLÍTICAS PÚBLICAS.

A sigla CF significa CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Fonte: Texto Base da CF 2019.

Seminarista Roberto Pereira

Diocese de Araçuaí

Estudante do 3º ano de Teologia do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, Caratinga.