CF vivenciada à luz da fé

Autor Claudio Geraldo | Data 6 de março de 2019



A Campanha da Fraternidade, desde 1963, tem sido uma atividade ampla de evangelização e um convite ao diálogo contínuo com a sociedade religiosa e a sociedade civil, para que assim aconteça a autoafirmação de que é preciso que o VER, JULGAR e AGIR sejam norteadores de implantação e concretização de PP. A CF – 2019 traz como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”. Tal tema é calcado na oração profética de Isaias que nos diz: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O “casamento” entre o tema e lema deste ano tem como objetivo geral a seguinte proposta: “Estimular a participação em políticas Públicas, à LUZ da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Todavia, o sentido primordial de toda CF se estabelece também no processo de conversão que a Quaresma nos proporciona.

 

A Igreja não escolhe um tema a ser rezado e discutido sem que antes haja uma análise geral da problemática social do tempo presente. É mediante a tudo isso, que em 2019, a discussão Políticas Públicas devem MOTIVAR diálogos – sem falácias – entre o agente político, o agente público, o agente religioso e o agente civil (povo). Diante de tudo isso, faz-se necessária a monitoração específica a partir dos seguintes pontos: “Conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado Brasileiro; exigir ética na formulação e concretização das PP; despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de PP. propor PP que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis; trabalhar para que as PP eficazes de Governo se consolidem como PP de Estado; promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens – em vista do exercício da cidadania e suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto de fé”.

 

Enquanto Homens e Mulheres de boa vontade, é nosso dever fazer com que a recitação do Hino da CF-2019 se torne em nossa caminhada algo concreto. Deixemos o nosso interior e as nossas mãos falarem por nós e em nós, desta forma poderemos dizer: “Pelo direito e a Justiça ‘SEJAM’ libertados, povos, nações de tantas raças e culturas, por tua graça, ó Senhor, ressuscitados, somos em Cristo, hoje, novas criaturas”. Vale lembrar, que em 2019, a CF dará início oficialmente no. dia 06 de março – quarta-feira de Cinzas. EXPLICAÇÃO: no texto a sigla PP significa POLÍTICAS PÚBLICAS.

 

A sigla CF significa CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Fonte: Texto Base da CF 2019.

 

Seminarista Roberto Pereira

Diocese de Araçuaí

Estudante do 3º ano de Teologia do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, Caratinga.

Mitra Diocesana de CaratingaPraça Cesário Alvim, 156Caratinga - MG35.300-000 - (33) 3321-4600