Apresentação de monografias marca encerramento de cursos de filosofia e teologia no Seminário

Autor Claudio Geraldo | Data 5 de dezembro de 2018

Os alunos que concluíram os cursos de filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário realizaram a apresentação de seus trabalhos de conclusão de curso, no formato monografia. As apresentações aconteceram nos dias 27 de novembro, para os alunos da filosofia, e no dia 28, para os alunos da teologia.

Concluindo o curso de filosofia, os seminaristas Evandro, João Paulo, Márcio e Reginaldo apresentaram para a comunidade seus trabalhos. Evandro abordou: “Niilismo em Sartre como possibilidade de afirmação da subjetividade na atualidade”; João Paulo abordou “A condição humana em Hannah Arendet: A politica na modernidade”; Márcio dissertou com o tema “Algumas ponderações acerca das relações humanas na modernidade líquida em Zygmunt Bauman”; e Reginaldo trabalhou o tema “Alteridade: A responsabilidade ética como desejo metafisico frente ao rosto do outro em Lévinas”.

O seminarista Michel, do 4º de teologia apresentou no mesmo dia o trabalho cujo tema foi “Paulo e Francisco: As duas faces de uma única Igreja em saída”;

Os outros alunos do quarto ano de teologia das dioceses de Caratinga e Guanhães apresentaram na manhã do dia 28. Adriano abordou “Dimensão missionaria da vida cristã: Um caminho de fidelidade ao Evangelho”; Antônio tratou do tema “Mística, caminho para uma participação ativa dos fieis na liturgia”; Guilherme apresentou “Noções preliminares acerca da vocação e missão dos cristãos leigos e leigas a partir da exortação apostólica Christifideles Laici”; e Leonardo: “A originalidade do Evangelho segundo Mateus”.

Os trabalhos de conclusão de curso são quesitos obrigatórios para o encerramento do período formativo e são produzidos sob orientação dos professores que atuam no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário.

Em um momento anterior, realizado em 8 de novembro, os alunos do 4º ano de teologia da diocese de Araçuaí já haviam apresentado seus trabalhos. Na ocasião, o seminarista Daniel abordou o tema “A Catequese e o ensino progressivo da fé, uma abordagem descritiva”; Fábio tratou da “Ação litúrgica, Sacramento e Celebração. Um ponto de vista teórico e prático na formação dos agentes de Pastoral Litúrgica”; e Maurisan apresentou o trabalho “Breves elucidações litúrgicas do Livro do Apocalipse”.