1º EDCOM marca a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais

Autor Claudio Geraldo | Data 4 de junho de 2019

A Pastoral da Comunicação na diocese de Caratinga promoveu no último final de semana, dias 1º e 02 de julho o 1º EDCOM (Encontro Diocesano de Comunicação), em comemoração pelo 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O encontro, que aconteceu na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, em Caratinga, contou com a presença de representantes de várias paróquias da diocese. Ao longo dos dois dias, os participantes realizam o estudo da Cartilha nº3 da Pascom, que dá orientações sobre a fotografia no espaço religioso. Aconteceu ainda um workshop com a fotógrafa Roberta Paiva, nacionalmente renomada.

Abaixo, na íntegra, a notícia postada no site da Pascom da Diocese de Caratinga.

A PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Caratinga realizou neste sábado e domingo, 01 e 02 de junho, o 1º EDCOM (Encontro Diocesano de Comunicação). Durante o evento a pastoral lançou a Cartilha 03- Comunicação e Fotografia Religiosa, realizando um workshop de fotografia religiosa. O evento marcou a celebração diocesana do Dia Mundial das Comunicações Sociais. O encontro foi realizado no Salão São Pedro Julião Eymard no Santuário de Adoração em Caratinga e contou com a presença de agentes que atuam na Pascom nas paróquias e comunidades de toda a diocese. No primeiro momento foi feito uma reflexão com a Oração do Comunicador pelo agente Stefferson, da Pascom da Paróquia Senhor Bom Jesus de Caratinga. O agente ressaltou a importância do Tema do 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais e a mensagem do Papa Francisco para esse dia. A data é lembrada sempre no Domingo em que a Igreja celebra o dia da Ascensão do Senhor, desde o Concílio Vaticano II. A cada comemoração um tema é direcionado às pessoas que trabalham com a comunicação na Igreja. O tema escolhido para este ano de 2019 foi: “Somos membros uns dos outros (Ef 4, 25). Das comunidades de rede à comunidade humana”.

O encontro contou com a presença de vários representantes de diversas paróquias e foranias de nossa diocese, também com a presença do bispo diocesano dom Emanuel Messias de Oliveira, que mesmo com a agenda lotada marcou presença felicitando a todos pelo bom trabalho desenvolvido em todo o processo de comunicação diocesana. O pioneiro e ícone da comunicação em nossa diocese Monsenhor Raul Motta de Oliveira esteve presente no sábado pela manhã. Padre Chrystian, pároco da Paróquia São Sebastião de Orizania , também marcou presença pela manhã do sábado.

A coordenadora da Forania de Manhuaçu, Nayara, realizou uma dinâmica despertando o interesse do agente de pastoral quanto a necessidade e os desafios para anunciar e comunicar o VERBO.

A tarde do sábado dia 01 foi marcada por formação, dinâmica e trabalho de campo sobre a Cartilha 03 e fotografia religiosa, assessorado pela Coordenadora Diocesana Gicélia Azevedo e Alba Soares, redatora da Revista Diretrizes. As 18horas os agentes da PASCOM se dirigiram até a Catedral de São João Batista onde a Celebração Eucarística pelo pároco e assessor diocesano de Comunicação, Pe. Moacir Ramos Nogueira, marcou o ápice do encontro, celebrando o 53º DMCS (Dia Mundial das Comunicações Sociais).

No dia 02 de junho iniciamos o domingo refletindo sobre o papel do comunicador através da oração, momento de grande espiritualidade conduzido por Regina, agente da Pascom de Santa Margarida.

Momento de destaque a esse encontro foi o Workshop de Fotografia Religiosa assessorado pela renomada Fotógrafa Roberta Paiva e equipe. Momento rico de aprendizagem e descobertas.

O assessor diocesano de comunicação da diocese, Pe. Moacir Ramos Nogueira  entregou aos participantes do workshop de fotografia um certificado perfazendo um total de 10 horas de formação pastoral e 4 horas de fotografia.

Os padres Marlone Pedrosa, Hernaldo Farias SSS, Vitorio Baggi SSS e Jesus Mateus SSS, também estiveram presentes ao EDCOM.